Antigamente sempre houvíamos aquela história de que motocicletas e motonetas abaixo de 50 cc, realmente isso, era uma realidade no Brasil. Mas há alguns anos,com a reforma do código de trânsito, ficou claro que todo veículo motorizado, independente do número de cilindradas, é preciso ter a CNH ( Carteira Nacional de Habilitação) e nem mesmo as autorizações estão sendo mais aceitas, portanto esqueça a possibilidade de andar por ai sem carteira.
Isso também não quer dizer que você não possa, por exemplo, praticar esportes como motocross e outros relacionados as motocicletas sem carteira de motorista, há existe uma diferença fundamental entre andar em uma área específica e preparada para a prática do esporte e andar em uma área urbana onde a vida de pessoas podem ser colocadas em risco. A melhor opção ainda seria optar por uma bicicleta que pode atingir boas distâncias e tem livre permissão de circulação. A diferença é que necessita de uma pouco mais de esforço para se movimentar.
Se alguém lhe tentou vender ou afirmou que para pilotar uma Jog não é necessário carteira de motorista saiba que você está sendo enganado. Está previsto no código de trânsito que mesmo veículos de baixa velocidade necessitam de habilitação e de capacete, no caso de ciclomotores como o Jog.