A lipoaspiração é uma das frequentes cirurgias plásticas mais requisitadas, principalmente entre o público feminino que se preocupa muito mais com a estética do corpo. Apesar disso, os especialistas afirmam que esse procedimento é indicado para aquelas pessoas que possuem um acúmulo de gordura localizada, e que não conseguem eliminar com a prática de exercícios físicos ou com dietas.
Outro ponto importante sobre a cirurgia é o pós operatório. Período este em que o paciente necessita seguir todos as recomendações para que sua recuperação seja de acordo com o esperado, ou seja, com resultados positivos no prazo determinado. Mesmo que todos os passos não sejam necessariamente obrigatórios, é importante ter consciência de que sem o repouso e os cuidados adequados, algo que serviria para solucionar um problema, poderá causar outro mais grave .
Logo que se recebe alta do hospital, o paciente é aconselhado a ficar cerca de dez dias, o sem praticar qualquer exercício físico pesado e até mesmo fazer longas caminhadas. O uso de cinta e malhas de compressão estão autorizadas, desde que sejam colocadas adequadamente. Ajudam a modelar o corpo e diminuem os edemas roxeados que surgem e podem ser usadas logo após o término da cirurgia até em média de 30 dias.
Em geral os pontos são retirados com aproximadamente 7 dias após a cirurgia. Antes e depois desse período é preciso fazer o curativo nos cortes utilizando esparadrapo antialérgico. São muito importantes para proteger a ferida e reduzir a tensão da região. Para prevenir irregularidades no formato do corpo, é muito recomendado realizar sessões de drenagem linfática manual, possivelmente no quinto dia pós-operatório, auxiliando na eliminação de inchaço.
Exposição ao sol deve ser evitado, por causa das comuns contusões, pois estas acabam ficando impressas na pele e não sair mais. Assim que desaparecem essas equimoses, pode sair no sol desde que utilize protetor solar de no mínimo FPS 30. Apesar de ser necessário o repouso, é importante manter um ritmo de atividade mesmo que inferior nos primeiros dias, lembrando que são atividades leves.
Deve ser incluído na alimentação muita ingestão de líquidos, já em relação a alimentos sólidos não há restrição de qualquer tipo, porém há de se ter um bom senso quanto a qualidade dos alimentos, principalmente entre os calóricos pois podem contribuir no ganho de peso e acabar comprometendo o resultado da cirurgia.
O retorno às atividades em geral, são indicadas com 5 a 7 dias, se o trabalho não contanto requerer grande esforço físico. Outras atividades mais intensas, somente a partir de 1 mês de cirurgia. Entretanto, essa recomendações podem variar de acordo com alguns fatores do próprio paciente, tal como idade, sexo, raça, tamanho da lipo, capacidade de recuperação entre outros detalhes.