Ao esperar um bebê, a mãe se preocupa muito com aspectos físicos, tais como saúde, bem estar, entre outros fatores de grande importância. Mas como se não bastasse, há outros detalhes que devem ser organizados antes que a gestante dê entrada no hospital para dar a luz ao seu bebê.
Deve ser elaborado uma lista de materiais e colocá-los em bolsa, uma pra a mãe e outra para o bebê. Vale lembrar que as mais prevenidas deixam as bolsas organizadas desde o 7º mês de gestação. Essa é uma maneira preventiva contra imprevistos relacionados a um parto de urgência.
Abaixo, está listado alguns itens básicos com os quais se deve organizar uma bolsa para maternidade, pode sofrer alterações de acordo com cada pessoa, no entanto esses são os itens vitais necessários:
Sacola da gestante –
- 01 – pacote de absorvente para o pós-parto;
- 03 – jogos de camisolas própria para amamentação;
- 06 – calcinhas de tamanho maior;
- 02 – sutiãs de amamentação;
- 01 – cinta pós-parto;
- 01 – roupa para usar no dia da alta;
- 01 – chinelo confortável;
- – protetores de seios e produtos de higiene pessoal como escova de dentes, sabonete, creme dental, toalhas, escova para cabelo e etc.
Sacola do bebê –
- 01 – pacote de fralda descartável RN (tamanho recém-nascido)
- 06 – fraldas de pano de preferência brancas;
- 03 – conjunto pagão com calça;
- 03 – macacão de recém-nascido;
- 01 – manta;
- 02 – lençol para berço;
- 01 – escovinha macia para cabelos;
- 02 – sapatinhos e luvas de lã.
Não há necessidade de levar produtos de higiene para bebê, pois geralmente o hospital fornece esses tipos de itens para os dias da internação. Lembrando que as roupas do bebê precisam estar limpas e passadas, lavadas com sabão neutro e sem amaciante.