Todos os anos, a DATAFOLHA elabora uma pesquisa relacionada ao número de torcedores para cada time, especificadamente de futebol que atua no Brasil. Com base nas últimas informações adquiridas, constatou-se que a maior torcida do país é do Clube Regatas do Flamengo. O time carioca possui torcedores em várias regiões brasileiras, porém com maior concentração nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
O Flamengo foi fundado em 17 de novembro de 1895, no casarão de Nestor de Barros, da Praia do Flamengo. Inicialmente se tratava de um grupo de remadores, aos poucos aconteceu como o ocorrido em vários outros clubes, teve associação de diferentes modalidades esportivas, como a natação, atletismo, tênis, ginástica olímpica e o tão famoso futebol.
Veja a posição e o número das maiores torcidas do Brasil:
1º – Flamengo – 33 milhões
2º – Corinthians – 24 milhões
3º – São Paulo – 15 milhões
4º– Palmeiras – 11,8 milhões
5º – Vasco – 10 milhões
6º – Cruzeiro – 6,7 milhões
7º – Grêmio – 6,4 milhões
8º – Santos – 4,9 milhões
9º – Internacional – 4,7 milhões
10º – Atlético MG – 3,6 milhões
O clube ainda possui o único time carioca campeão da Copa Intercontinental (Mundial Interclubes), também é a 4ª equipe que mais vezes conquistou o Campeonato Brasileiro, com o qual obteve 5 títulos, juntamente com o Corinthians. Já no Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, chegou a conquistar 32 títulos, o que lhe garante a posição de time com maior número de vitórias.
Através da FIFA, o Flamengo foi reconhecido como o nono maior clube do século XX, segundo maior do Brasil e quarto maior das Américas. O estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, situado na cidade do Rio de Janeiro, foi palco do primeiro jogo do clube, onde pode vencer por 3 a 1 contra o time do Bangu. Tem como macote um urubu, escolhido pelos próprios torcedores que acabou sendo estilizado pelo cartunista Henfil.
Segue o ranking das maiores torcidas do mundo:
1º – Flamengo (BRA) – 33 milhões
2º – Chivas (MEX) – 30,8 milhões
3º – América (MEX) – 26,4 milhões
4º – Corinthians (BRA) – 24 milhões
5º – Boca Juniors (ARG)- 16,4 milhões
6º – Juventus (ITA) – 16,3 milhões
7º – São Paulo (BRA) – 15,3 milhões
8º – Milan (ITA) – 13,4 milhões
9º – Cruz Azul (MEX)- 13,2 milhões