Os marcadores tumorais ou MT são produtos utilizados para medir a malignidade do câncer de mama. Esses produtos vem auxiliando clínicas laboratoriais de várias partes do país na realização de diagnósticos, triagens, avaliações de prognósticos e monitoramento de tratamentos, principalmente de casos cancerígenos primários.
Sua principal finalidade é avaliar a variabilidade na progressão clínica da doença. A variedade desses produtos é constante, fazendo com que muitos entrem na lista de observação dos médicos, devido as substâncias utilizadas na sua composição.
MT’s mais utilizados
- » C – erbB – 2;
- » MCA;
- » Catepsina D;
- » P 53;
- » PCNA;
- » MIB – 1.
Os marcadores tumorais surgiram devido as várias pesquisas e avanços da biologia molecular. Sua composição, hoje, é capaz de proporcionar um prognóstico do caso de pacientes com câncer de mama, analisando o grau de intensidade do tumor, sendo muito importante nas decisões terapêuticas.
Estima-se que dois terços das pessoas que tem câncer de mama tem o RH positivo (RE ou RP). Com isso, pesquisas afirmam que a utilização dos marcadores, pode vir a reduzir drasticamente essa enfermidade no Brasil e no Mundo.
Mesmo sendo muito elaborados, os marcadores tumorais devem ser utilizados de forma correta, com acompanhamento médico para não causar nenhum dano aos indivíduos. Vários projetos vem estudando esse importante produto, onde muitos cientistas afirmam que todas as dúvidas sobre esse método clínico pode vir a ser esclarecido em cerca de 10 anos ou menos.