As bijuterias utilizadas diariamente e são quase irresistíveis a compra pelo seu valor ser tão barato. Mas o que muitos indivíduos não sabem é que a maior parte delas – principalmente as que são importadas da China – possuem cerca de quase 40% do composto tóxico cádmio.
Existem diversos modelos de bijuterias em várias lojas de todo o país. O lugar mais atrativo para realizar a compra desses produtos é no estado do Rio de Janeiro. A descoberta do produto tóxico nessas mercadorias se deu através de uma inspeção no porto do Rio em fator de uma suspeita de fraude fiscal da Receita Federal.
O cádmio é um metal pesado que proporciona efeitos tóxicos ao organismo, sejam eles diretamente ou indiretamente. A exposição desse componente costuma se dar por via oral, por inalação e até mesmo pelo contato com a pele. Essa substância pode causar diversos danos e doenças aos seres humanos, principalmente quando seus órgãos são expostos a ela, pois é absorvidas pela corrente sanguínea, pelos intestinos (em fatores alimentícios) e/ou pelos pulmões (após a inalação da fumaça de cigarros).
O Brasil, dentro de cerca de cinco anos já exportou aproximadamente 29 mil toneladas dessas bijuterias tóxicas da China. Através de alguns estudos, já foi comprovado que o cádmio, quando fica em contato com o corpo por muito tempo pode ocasionar também o câncer aos seres vivos, e por isso é dito ainda como um veneno.
Nos EUA, várias bijuterias foram retiradas do mercado por conter altas taxas do cádmio, onde seu governo e a indústria conseguiram chegar em um acordo estabelecendo um limite de apenas 0,03% dessa substância nas mercadorias. Na União Européia, essa taxa é ainda menos, de apenas 0,01%. Já no Brasil, não existe nenhuma regra que diz respeito a essa porcentagem nesses produtos.
A Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), considera que essas bijuterias, mesmo tendo uma grande taxa de cádmio, não apresentam nenhum risco a saúde dos seres humanos, e que caso isso aconteça, que uma taxa poderá ser estipulada para essa substância, como já aconteceu outras vezes no país com outros tipos de materiais.