A micose é uma doença causada por fungos. causando coceira, vermelhidão e descamação das áreas atingidas do organismo, com mais frequência na pele da parte inferior do corpo e nas unhas. Ela costuma se manifestar com mais frequência durante o verão, pois o clima favorece a multiplicação desses micro-organismos. Os tipos mais comuns dessa infeção são a Tinha, a Onicomicose, a Pitiríase Versicolor e a Intertrigo.
Sintomas
♦ Lesões com formato arredondado, com tons vermelhos ou esbranquiçados;
♦ Coceira nas lesões;
♦ Pele descamativa;
♦ Frieira (com mais frequência na região dos pés).
Contágio da micose
O contágio dessa enfermidade se dá com mais frequência em ambientes úmidos, tal como boxes de banheiros, vestiários, áreas profissionais, entre outros.
Diagnóstico
Na realização do diagnóstico do paciente, o dermatologista irá realizar a sua anamnese, a observação do local afetado e alguns exames mais específicos se achar necessário.
Tratamento
Para tratar a doença é necessário que o paciente siga todas as recomendações médicas, tal como uma higiene específica na região e a utilização de alguns cremes fúngicos. O tempo de eliminação do fungo varia de acordo com a sua proliferação no indivíduo. É importante que o tratamento seja realizado até o final pois se não a enfermidade poderá voltar, fazendo com que o microrganismo fique mais resistente, dificultando ainda mais a sua cura.
Prevenção
♦ Ter sempre uma boa higienização corporal;
♦ Manter o corpo limpo e seco diariamente;
♦ Evitar colocar o corpo em contato com meios/objetos públicos, ainda mais se forem úmidos;
♦ Optar por utilizar roupas de algodão, principalmente no verão, para que o corpo respire melhor.