O mês de Junho é sempre esperado por pessoas que apreciam a festividade, a dança e a culinária da famosa e tradicional festa de São João ou festa junina. Todos gostam de ir para essas festas vestidos a caráter e até imitam o jeito caipira de ser, que é um dos principais focos que marcam a festa junina, a simplicidade e a alegria das pessoas.
As mulheres faziam maria chiquinhas, pintavam os dentes de preto, faziam bolinhas no rosto com lápis de olho, desenhos com batom e utilizavam um vestidinho de tecido simples, todo xadrez, meias coloridas com sapatos trocados ou ficavam até mesmo descalças.
Com o passar do tempo, a cultura continuou a mesma, porém alguns toques modernos foram dados para toda a estrutura de comemoração, os trajes utilizados antes, como o vestido que era todo xadrez, agora vem ganhando novas caracterizações.
Tecido para festa junina
Tecido liso com detalhes, calça legue com uma blusa de listras coloridas ou xadrez, saia com uma blusa e um cinto, cachecol, sapatilhas e saltinhos são as novas opções encontradas no mercado para modernizar um pouco, mas nunca deixando de lado as raízes da tradição.
Os únicos itens que ainda não sofreram modificações no traje feminino foram os penteados e a maquiagem, que são um marco de visualização da festa e da quadrilha.
Mesmo havendo algumas modificações, os modelos antigos ainda são muito usados. O detalhe mais importante do traje é que seja colorido, divertido e alegre.