A poluição do ar vem causando graves problemas para a atmosfera do planeta, sendo um deles o aparecimento de neblinas densas em várias partes do mundo, provocando pouca ou nenhuma visibilidade dos indivíduos, causando enormes congestionamentos no trânsito, cancelamentos de voos nos aeroportos e vários outros transtornos.
A causa da poluição atmosférica é a emissão de gases poluentes, sendo os principais deles o dióxido de carbono (CO2), o dióxido de enxofre (SO2) e o monóxido de carbono (CO). A produção intensa desses gases se dão com mais força pelas indústrias, queimadas, aumento considerável do uso de automóveis e a produção de energia elétrica através da utilização de combustíveis não renováveis.

(Foto: Reprodução)
Geralmente as neblinas ocorrem quando a luz solar encontra várias partículas no ar, pois elas conseguem absorver a iluminação, além de produzir vários tipos de toxinas que podem vir a poluir lagos, rios e causar danos á saúde do seres humanos, animais e prejudicar a reprodução das plantas.
As principais doenças provocadas pelas neblinas são as respiratórias como asma, bronquite, sinusite, rinite, tuberculose, enfisema pulmonar, câncer de pulmão e pneumonia. Atualmente, são consideradas comuns em vários países do mundo, isso porque a inalação do ar poluído vem se tornando cada vez mais frequente, mais relevante nas grandes cidades.
Devido aos vários perigos que a poluição do ar vem demonstrando, como as neblinas, fumaças e o efeito estufa, várias medidas vem sendo discutidas para a contenção da emissão desses gases altamente poluentes. Algumas das soluções já implantadas são, palestras, a conscientização de toda a população mundial, a troca da utilização de energias poluentes e não renováveis pelas limpas e renováveis e o Protocolo de Kyoto.