A popular boneca Barbie, se transformou em uma peça de extrema importância no mundo dos brinquedos e acabou se tornando um ícone de moda, estilo e beleza. Criada em março de 1959, e introduzida no mercado pela empresa Mattel, a Barbie seria a referência de Barabara, filha dos próprios donos da Mattel, Ruth e Elliot Handler.
Os primeiros exemplares da boneca chegaram a ser vendidos cerca de 340.000 unidades. A cada ano, foi sendo lançados outros modelos de Barbies, dançarina, professora, pianista, médica e etc. No ano de 1961, foi criado um novo boneco chamado Ken, que seria então o namorado da Barbie.
O boneco Ken também foi criado com a perspectiva de seguir os padrões de moda, e tinha seus modelos implementados com algumas diferenças, como estilo, visual, corte do cabelo e etc. De acordo com a vida fictícia da Barbie, o casal se conheceu no set para gravação de um comercial de TV, isso em 1961.
O nome Ken o qual foi utilizado no boneco também se referia a um dos filhos do casal Handler.
Ao longo dos anos, Ken recebeu mudanças no seu estilo, e também ganhou diferentes versões, como roupas e acessórios diferenciados, alguns até remetiam ao estilo metrossexual muito comum entre vários homens, que expressam a vaidade excessiva com a própria aparência.
No ano de 2004, a Mattel decidiu fazer uma jogada de marketing, realizando a separação fictícia do casal Ken e Barbie.
Essa tática lembrara a situação em que muitos casais do meio artístico estariam passando naquela época, embora isso acontecesse o casal continuaria sendo amigos.
Logo em 2006, depois de uma repaginada do boneco Ken, o relacionamento voltou a ser firmado oficialmente.