Quando nos remetemos ao tomate logo surge em nossa mente uma dúvida, o vegetal é uma fruta, um legume? na verdade é uma fruta advinda do tomateiro, essa questão surge porque fazemos uma associação quase que imediata entre o sabor doce e a fruta e como o tomate normalmente é associado a alimentos salgados nasce a querela. Para elucidar de vez essa questão vamos até o conceito botânico de fruta, que engloba nessa classe vegetais que contem a semente protegidas durante a maturação, analisando a fisiologia no fruto percebemos seu encaixe no conceito.
Tudo sobre o Tomate
O Tomate, que segundo estudos é a fruta mais consumida no planeta com cerca de seiscentas toneladas produzidas anualmente, segundo pesquisadores suas origens calcam em povos da América pré-colonial, mais precisamente sob o legado dos Incas e Astecas. Depois do achamento do novo mundo a fruta passou a compor também o cardápio europeu. Hoje é possível encontrar mais de dez mil variedades de tomate, sua popularidade é tão grande graças a sua versatilidade, tanto em natura quanto com em derivados, permite combinações harmônicas incalculáveis.
A fruta vermelha representa verdadeiras jazidas de nutrientes, fonte de vitamina A e C, o fruto possui propriedades antioxidantes combatendo, por conseguinte, o envelhecimento. Rico também em cálcio principal formador do tecido ósseo, auxilia no metabolismo graças a presença da vitamina B9 e ainda é fonte de potássio que controla os níveis hídricos do corpo.
Um componente responsável pela coloração vermelha chamado licopeno, é um dos maiores diferencias da fruta, isso porque sua benevolência a saúde humana é muito grande. A substância antioxidante é muito importante principalmente a nível celular protegendo estas de radicais livres. Mas não é só isso, pesquisas afirmam que o licopeno é anticancerígeno e ajuda pacientes com problemas cardiovasculares.
Como escolher tomate para comprar ?
Na hora de comprar procure tomates mais rígidos e com a superfície uniforme, quando chegar em casa leve bem o vegeta em água corrente e conserve no refrigerador. Na hora de consumir tanto faz cru com cozido, já que ele não perde muito de suas propriedade quando levado ao fogo e fica igualmente saboroso.