O Fígado é o segundo maior órgão do nosso corpo pesando cerca de 1,3 kg em homens, suas funções condizem com o seu tamanho, já que, essa glândula trabalha e influencia em diversos processos do corpo humano. É ele que injustamente leva a culpa dos excessos do homem e é também um dos componentes quer mais sofre com os maus hábitos do seu dono.
Capacidade de Regeneração do Fígado
O fígado é o único órgão humano dotado qualidades regenerativas, isso é muito importante, pois, se você doar uma porção dele logo o mesmo poderá se recompor novamente. O problema é que essa essa restauração não é eterna e nem perfeita, com perdas material consecutivas o fígado se recompõe de maneira mais fibrosa e rígida. Se acometido por alguma patologia hepática, corre o risco de acorrerem cicatrizes na glândula e suas células não conseguirem mais aplacar os danos estruturais.
Principais funções do Fígado
O fígado é um órgão bastante versátil e imprescindível para o funcionamento do corpo. Suas principais funções são: pruduzir proteínas entre as quais se destaca a albumina; produção da Bile que funciona como um detergente humano, capaz de misturar gordura a água e permitir a síntese desta pelo intestino; proteção contra organismos maus; converte amônia em ureia; funciona como estoque de glicose e ainda livra o corpo de impurezas.
Principais doenças que podem agredir o Fígado
Existem uma série de doenças hepáticas, que podem prejudicar as funções fígado, causando ferimentos ou inchaços no mesmo. As principais patologias são Hepatite, Cirrose, Hemocromatose, Cálculos Tumores e Colangite. O Fígado nos mandas alguns avisos quando há alguma coisa de errado em seu funcionamento, urina com tonalidade escura, gosto ruim na boca, amarelidão na epiderme, comichão no corpo, vômito, náuseas e fezes com cores diferentes são os principais indícios de algo errado com a glândula.
O fígado é um órgão que sofre em silêncio, isso por que, não apresenta terminações nervosas em sua estrutura, por isso, ao notar algum dos sintomas citados acima de forma cronica procure o médico, ele diagnosticará o melhor tratamento.
Evite soluções caseiras, e crendices farmacêuticas especialistas afirmam que esse remédios comumente adotados pela medicina popular não jazem efeito algum no problema. o melhor mesmo é evitar bebedeiras, cansaço extremo, exageros alimentares e tomar cuidado ao ingerir medicamentos, essas médicas simples garantem um bom funcionamento do seu fígado.