O corpo humano é considerado um dos sistemas mais complexos existentes no mundo, dinamiza em sua extensão uma diversidade de funções incríveis, mas é essencial que todos mantenham total atenção em seu desempenho, para constatar se possíveis danos vem sendo apresentados por ele.
Quando a dimensão imunológica se encontra enfraquecida e afetada por alguma patologia, pode-se constatar a apresentação frequente e intensa de sintomas. Uma das regiões que costumam ser afetadas nessa articulação é a genital, principalmente pela dispareunia.
Esse termo médico genérico é utilizado para denominar quadros onde as mulheres sentem desconfortos durante ou após o contato íntimo com o seu parceiro, podendo as dores se exibirem em forma aguda, ardente, apertada e em várias partes do sistema reprodutor externo e interno.
As possíveis disfunções que podem estar interligadas as causas desse processo são:
» Infecção do trato urinário
» Cisto ovariano
» Trauma pós-parto
» Infecções
» Problemas de pele
» Reações medicamentosas
» Menopausa
» Envelhecimento precoce
» Reações alérgicas
» Doenças sexualmente transmissíveis
» Endometriose
» Vaginismo
» Lubrificação insuficiente
» Cisto de Bartholin
» Irritação crônica na vulva
» Mutilação genital
» Tumores genitais
O que fazer?
A ajuda médica deverá ser procurada assim que os incômodos começarem a surgir, já que eles não são considerados nada normais. Para diagnosticar o quadro, os especialistas na área ginecológica irão realizar análises clínicas, exames e em alguns casos uma possível biopsia.
Tratamento
Assim que a observação for finalizada, as possíveis causas da patologia serão levantadas pelos médicos e a metodologia de tratamentos correta poderá ser dinamizada para a contenção do transtorno. O uso de cremes, pomadas, medicamentos e lubrificantes, a efetuação de terapias e cuidados no relacionamento provavelmente serão alguns dos procedimentos prescritos.
Aviso!
Prestou bastante atenção neste informativo e acha que a dispareunia pode estar se manifestando no seu corpo? Então procure seu ginecologista o quanto antes para uma avaliação preventiva.