A psicologia compreende várias ramificações de estudos em relação as funções mentais dos seres humanos e tem como um dos seus principais mecanismos de pesquisa e ação a ludoterapia, que é um dos mais destacados procedimentos de abordagem psicoterápico infantil.
Essa proposta é específica para as crianças, onde os profissionais articulam mecanismos divertidos com brincadeiras para proporcionar o equilíbrio mental e emocional de cada uma delas. Assim, com o passar do tempo, conseguirão desenvolver competências singulares para se tornarem pessoas mais saudáveis.
Sair da área intrínseca e partir para a interação com o mundo externo é um dos objetivos mais relevantes da ludoterapia. Sua manipulação é viabilizada por meio de diálogos e linguagens que estimulam os pequenos a quebrarem a barreira interna que possuem do mundo, dos seus medos, frustrações, inseguranças, confusões e tristezas.
Para quem é indicado?
Existem certos quadros em que esse trabalho é fundamental, como a hiperatividade, tiques, traumas, agressividade, timidez, dificuldades de aprendizagem, sentimentos de inadequação, pouca interação com os outros colegas, bulimia, anorexia, depressão e ansiedade. Podem surgir outras características distintas das citadas, onde geralmente elas são consideradas pelos pais como “impossíveis” de controlar.
Como é realizada a consulta?
Assim que as apresentações de alteração de comportamento e personalidade aparecerem, é essencial que os pais, familiares e/ou docentes procurem o apoio de um psicólogo ou um psicoterapeuta, para que psicodiagnósticos sejam levantados em relação a criança e também das principais pessoas que estão em seu convívio.
Com a obtenção das observações médicas, será possível estabelecer a orientação dos pais e demais responsáveis, para que juntos consigam trabalhar as técnicas de ludoterapia. A participação de todos os envolvidos é imprescindível para a melhora da criança.
Como é ministrada a ludoterapia?
Esse processo é articulado via atividades lúdicas, como histórias, desenhos, jogos e outras brincadeiras que possibilita uma maior interação e conhecimento dos pais com os pequenos, fazendo assim com que consigam lidar e trabalhar melhor com os seus sentimentos, comportamentos e pensamentos. Nos quadros mais “graves”, geralmente é recomendado que terapias familiares e por vezes escolares sejam promovidas.
É importante que os responsáveis e os educadores não tenham receio em procurar ajuda, porque a prática da ludoterapia e outros demais processos da área somente ajudarão no desenvolvimento da criança, fornecendo artifícios para que ela consiga ser um indivíduo mais seguro, dinâmico e saudável.
⇒ Observação: Os adolescentes também podem realizar esse tratamento, mas as atividades para eles costumam ser mais elaboradas devido a idade.