O pecado é considerado uma transgressão consciente do homem contra as leis divinas, pois, de acordo com o Catecismo da Igraja Católica (CIC), o pecado é:
“…entre outras coisas, uma falta contra a razão, contra a verdade e contra a consciência reta; é uma falta ao amor verdadeiro para com Deus e para com o próximo, por causa de um apego perverso a algum bem, colocado antes ou à frente do próprio Deus, que é nosso Sumo Bem. O pecado fere a natureza do homem e ofende a solidariedade humana, seja por pensamento, palavra, ato, omissão ou desejo contrário à Lei divina”. (cf. CIC §1849).
Portanto, o pecado é apontado como um ato de falta de amor do homem em relação a Deus, incluindo a si e aos membros da comunidade, mesmo que o pecado seja a favor do pecador.
O pecado veio ao mundo a partir do momento em que o homem agiu contra a vontade de Deus, afastando-se da graça divina e de todo estado de perfeição em que vivia antes de pecar contra Deus.
Veja a seguir, a classificação do pecado:
Pecados veniais: são pecados perdoáveis de acordo com a via extra-sacramental, especialmente quando são realizadas obras penitentes, desta maneira, a igreja aconselha que todos os seus membros confessem os seus pecados veniais. O pecado venial não separa o homem totalmente de Deus, no entanto, prejudica a comunhão com Deus.
Exemplos de pecados veniais:
• Omitir algum fato
• Negligenciar as leis cristãs
• Contar mentiras
Pecados mortais: são pecados que excluem o homem do estado de graça, ou seja, a amizade com Deus é rompida, logo, a graça divina é eliminada da alma do pecador.
Exemplos de pecados mortais:
• Pecar contra os Dez mandamentos
• Pecar contra o Espirito Sando
Veja a seguir, os ensinamentos dos Dez mandamentos:
1. Amar a deus sobre todas as coisas
2. Não pronunciar o nome do senhor, teu deus, em vão
3. Lembrar do dia do senhor para santificá-lo
4. Honra pai e mãe
5. Não matar
6. Não cometer adultério
7. Não roubar
8. Não levantar falso testemunho contra teu próximo
9. Não desejar a mulher do próximo
10.Não cobiçar as coisas alheias
Veja a seguir, os pecados contra o Espírito Santo
1. Não ter fé na salvação: quando uma pessoa não acredita em sua salvação, julga a misericórdia divina como pequena e não crê na justiça de Deus.
2. Presunção de salvação: quando uma pessoa acha que é perfeito, que não possui erros e por isso já está salvo.
3. Negar a verdade conhecida pelo magistério da Santa Igreja: quando uma pessoa não aceita as verdades divinas e considera o seu entendimento pessoal como verdade absoluta, anulando todo o ensinamento do Espírito Santo.
4. Inveja da graça que Deus dá aos outros: quando uma pessoa inveja as bênçãos do próximo no lugar de desejar o melhor ao seu semelhante.
5. Obstinação no pecado: quando uma pessoa permanece no erro mesmo sabendo que a sua ação não está correta.
6. Impenitência: quando uma pessoa não se arrepende dos seus erros, ou seja, é uma forma de recusar a salvação.
Veja a seguir, os pecados que clamam ao céu:
• Não pagar o justo salário do empregado
• Oprimir viúva, velho ou órfão
• Praticar atos contrários à natureza, por exemplo, homossexualismo, zoofilia, etc.