O sistema imunológico quando se encontra em estado crítico pode vir a apresentar diversos desconfortos, fazendo com que os indivíduos necessitem com urgência de cuidados médicos para que a sua recuperação seja rápida e menos danos sejam promovidos ao seu organismo.
As patologias constatadas pela ciência como prejudiciais aos seres humanos são muitas e tem como uma das mais alarmantes a somatização, transtorno caracterizado como enfermidade grave e crônica, onde uma combinação de sintomas são manifestados, envolvendo distúrbios gastrointestinais, neurológicos e genitais.
Os motivos que originam esse processo são desconhecidos, mas especialistas atestam que quase sempre estão interligados com particularidades familiares, como genética e hereditariedade. Além da apresentação das alterações físicas, os indivíduos acometidos por essa disfunção, ainda sofrem de perturbações de personalidade, sendo ela dependente, egocêntrica e exagerada (na maioria dos casos).
Sintomas
O sofrimento físico do paciente é sempre um reflexo do sofrimento emocional, onde apresentam:
» Dores de cabeça
» Taquicardia
» Náuseas
» Vômitos
» Ansiedade
» Depressão
» Dor abdominal
» Cansaço
» Perdas de consciência
» Menstruações inconstantes
» Perda da líbido
» Desconforto demasiado nas relações íntimas
» Caráter exibicionista e sedutor
» Ameaças e tentativas de suicídio
O que fazer?
Os enfermos com somatização apresentam os sinais acima e estão enfrentando constantemente patologias psicológicas, portanto, é essencial que se admitam como doentes e busquem apoio médico o quanto antes. Somente dessa maneira, haverá um controle das impulsividades.
Tratamento
A contenção dessa disfunção é associada com uma combinação de métodos de ordem psicológica, consultas psiquiátricas, medicamentar, técnicas de psicoterapia, procedimentos terapêuticos, terapia cognitivo-comportamental. É muito importante que o paciente tenha acompanhamento frequente dos seus médicos e também uma maior atenção da família, companheiros e amigos, principalmente nos momentos de crise.
Aviso!
As informações descritas acima servem apenas para busca e pesquisa. Caso necessite de maiores orientações, procure auxílio de um profissional da área da saúde.