Fc Noticias

O que são alelos múltiplos?

A Biologia é uma das principais ciências existentes para análise e estudo dos seres vivos. Sua complexidade abrange pesquisas e observações do funcionamento de toda a estrutura do organismo, como as células, genética molecular, anatomia, fisiologia, entre outros temas.

Devido a sua importância, a Biologia é uma das disciplinas que compõem a grade horária de ensino aprendizado de alguns anos do Ensino Fundamental e também do Médio, onde tem como um dos assuntos destaque de ministramento, os genes.

Esse termo é compreendido como a unidade fundamental da hereditariedade, ou seja, meio pelo qual os pais passam seus traços genéticos para os filhos. Os seres humanos possuem entre 20.000 à 25.000 mil genes, onde suas composições são dinamizadas por dois tipos de ácidos nucléicos, o DNA (ácido desoxirribonucléico) e o RNA (ácido ribonucléico).

Representação dos alelos múltiplos no sistema ABO.
(Créditos da foto: http://2.bp.blogspot.com/)

Alelos

Em relação as suas formas alternativas, podemos citar os alelos, que são traços dos genes que ocupam uma posição em um certo cromossomo, sendo segmentos homólogos de DNA. Esse processo é conhecido cientificamente como locus, onde um mesmo gene pode afetar a mesma característica de modos distintos.

Os alelos dominantes são representados por letras maiúsculas e os recessivos pelas minúsculas – sendo ambos descritos sempre pela mesma letra. Quando encontra-se mais de dois alelos em uma contextualização de genótipos e diferentes formações de fenótipos, pode-se ainda adotar os números ou letras como expoente.

Alelos múltiplos

Existem ainda a classe dos alelos múltiplos ou  polialelia, que correspondem uma composição com três ou mais alelos de um mesmo gene, onde se apresentam em pares, porém, podem manifestar várias combinações, proporcionando o surgimento de mutações sucessivas.

Cada uma dessas aparições – de um determinado locus gênicus – possibilita o aparecimento de uma nova resultante fenotípica, seus efeitos genéticos são determinados de acordo com as relações de dominância, originando variantes de acordo com as particularidades básicas destacadas. Um excelente exemplo para representar essa articulação é o sistema de sangue ABO.

Sair da versão mobile