O cigarro é considerado como uma droga lícita mas faz muito mal a saúde, tendo como motivo destaque a sua abstinência que acontece em curtíssimos períodos de tempo. Ele é o principal responsável por causar diversas doenças e mortes no mundo todos os dias. Os riscos desse produto atingem não somente aos fumantes, mas todos que estão a sua volta.
Componentes
Estima-se que em sua composição pode ser encontrado aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas, onde cerca de 60 delas são cancerígenas.
- Nicotina;
- Níquel;
- Arsênico;
- Cianeto Hidrogenado;
- Formol;
- Amônia;
- Monóxido de Carbono;
- Benzopireno;
- Nitrosaminas;
- Substâncias radioativas;
- Agrotóxicos;
- Solventes;
- Metais pesados.
Principais doenças
As complicações e doenças em um fumante acarretam todo o corpo, mas as suas substâncias costumam atingir com mais frequência e gravidade o sistema respiratório e o cardiovascular.
- Bronquite;
- Trombose vascular;
- Redução da capacidade de aprendizado e memorização;
- Catarata;
- Aneurisma arterial;
- Rinite Alérgica;
- Úlcera do aparelho digestivo;
- Infecções respiratórias;
- Angina;
- Câncer de pulmão;
- Câncer de boca;
- Câncer de laringe;
- Câncer de estômago;
- Leucemia;
- Infarto do miocárdio;
- Enfisema nos pulmões;
- Impotência sexual;
- Abortos espontâneos.
Cigarro durante a gravidez
Muitas mulheres acham que fumar durante a gestação não faz mal para o feto, mas se enganam! Quando fumam durante o seu período gestacional e até mesmo durante a amamentação, transpassam para o bebê algumas substâncias do cigarro, podendo prejudicar o desenvolvimento da criança a curto e/ou a longo prazo.
Em alguns casos os bebês de mulheres fumantes não resistem a gestação, onde o aborto espontâneo acaba acontecendo, ou nascem com deformidades, ou com peso baixo, entre outros. Filhos de mulheres que fumam e/ou que fumaram em sua gravidez tem ainda mais chances de aderir ao vício.
Como parar de fumar?
Para quem está de fora, largar esse vício é simples e prático, mas não é bem assim que isso acontece. Existem diversas medidas que podem ser aderidas nesse processo, onde tentativas são realizadas constantemente até que o indivíduo consegue reduzir gradativamente o uso de fumos e cigarro até parar totalmente.
Existem vários métodos caseiros, saudáveis, com medicamentos, com acompanhamento médico, de ex fumantes, entre outros meios de procurar resistir a esse vício. Para saber mais sobre eles, acesse esse link, ou disque pare de fumar, pelo telefone 0800 703 7033.