Os raios ultravioleta ou UV vem atingindo a terra com mais intensidade, causando grandes modificações no ecossistema, provocando alterações climáticas, desastres naturais e vários danos á saúde dos seres humanos que, raramente, se cuidam ao ficarem expostos ao sol.
Pesquisas revelam que os efeitos dos raios UV na saúde dos seres humanos variam de acordo com a duração e frequência que os mesmos ficam expostos ao sol, da intensidade que a radiação possui em relação a latitude e a constituição genética de cada indivíduo, tal como a sua cor de pele.
Principais doenças causadas pelos raios UV
Os efeitos causados pela radiação ultravioleta podem acometer os seres humanos a curto, médio e longo prazo, veja abaixo os principais deles.
Protetor solar
O uso regular dos protetores solares se faz como um dos principais meios de proteção contra as doenças causadas pelas radiações UV. Quanto mais alto for o fator do produto mais ele protege a pele contra os raios ultravioletas.
Mesmo a maioria destes produtos sendo resistentes a água, é essencial que os mesmos sejam passados no corpo de duas em duas horas durante o dia, não importando se o indivíduo está ou não em contato com os raios solares.
Cuidados essenciais
» Evite ficar exposto ao sol de 10 horas da manhã às 16 horas da tarde, pois durante esses período os raios UV são mais intensos;
» Use chapéus, bonés, roupas e acessórios que ajudem a bloquear a luz solar da pele, principalmente durante os horários em que os raios são mais fortes;
» Procure usar os filtros solares com o FPS superior à 15, pois eles promovem uma maior proteção á pele. Lembre-se sempre de usá-los quando for expor ao sol, seja de forma desejável ou inevitável;
» Procure evitar ao máximo o bronzeamento artificial, pois ele proporciona exposições repetidas aos raios UV. Prefira realizar o bronzeamento natural antes das 10 horas da manhã ou depois das 16 horas da tarde;
» Ensine as crianças a terem hábitos saudáveis com a pele. Quanto antes eles aprenderem, melhor para a sua saúde.
Aviso
Todo e qualquer indivíduo que fica muito tempo exposto ao sol e não tem nenhum tipo de cuidado com a pele, assim que observar qualquer anormalidade na mesma, deverá procurar imediatamente ajuda médica para que um bom dermatologista avalie o quadro de sua saúde.