O bambu (Bambusoideae) é muito utilizado para decorações e paisagismos. Essa planta pertence a família gramineas que é uma das mais polivalentes de toda a flora do mundo, contando com mais de 1.300 espécies, sendo que a menor delas mede cerca de 10 centímetros e a maior pode alcançar os 30 metros.
Ele é considerado um material de excelente qualidade por causa das suas características estruturais. Além disso, é renovável, possui baixo custo, não é poluente e ainda serve como isolante acústico e térmico para vários ambientes de casas, apartamentos, entre outros.
Significado
Para a cultura espiritual japonesa, o bambu tem um grande significado. Para os japoneses essa planta é símbolo de resistência, pois mesmo com vulnerabilidade e estreiteza aparente, é forte e muito resistente. O bambu é utilizado como chá em diversas cerimônias sagradas. Devido a essa importância e irreverência que conquistou no país, o bambu pode ser visto nos templos, em jardins, na arquitetura, nas artes, nas paisagens e em outros locais.
Toda a sua versatilidade, as suas possibilidades de soluções em vários campos, fez com que a planta se tornasse cada dia mais procurada no mercado. O seu preço vária de acordo com a espécie, tamanho e finalidades. O bambu pode ser encontrado nas matas, em casas, empresas e lojas.
Dicas de paisagismo com bambu
O bambu pode ser usado tanto no paisagismo como na decoração e na arquitetura. Os produtos mais feitos com essa planta são poltronas, cercas vivas, fontes, revestimentos, estruturas, painéis, pergolados, gazebos, bancos, cadeiras, camas, mesas, entre outros.