A maioria das mulheres tem o hábito de “tomar sol”, isso ajuda a produzir com uma cor e uma marquinha legal, mas quando engravidam ficam na dúvida se esse procedimento pode continuar sendo praticado ou se existem restrições quanto a essa exposição.
Segundo a opinião dos obstetras e dermatologistas, pegar um solzinho regularmente é extremamente recomendável para as gestantes, a vitamina D e outros nutrientes são absorvidos com mais intensidade quando a pele entra em contato com os raios solares (UV), proporcionando mais saúde para a mulher e também para o feto.
Mas, é importante ressaltar que alguns cuidados são essenciais nesse ministramento, como:
» Evitar pegar sol das 10 da manhã até às 16 horas da tarde.
» Sempre usar protetor solar, sendo este com fator de proteção superior à 30.
» Utilizar óculos, guarda sol, chapéu e roupinhas mais leves quando for a praia, piscinas, rios, etc.
» Fazer refeições saudáveis, com alimentos ricos em nutrientes, como vitaminas e ácido fólico.
» Não fazer bronzeamentos artificiais, preferir o método tradicional.
» Beber bastante água ao longo do dia e elevar essa quantidade quando estiver realizando essa exposição solar.
» Evitar o uso de bronzeadores, prefira os óleos naturais, para diminuir propensão de manchas na pele, com relevância no rosto e na barriga.
Alerta!
Quando essas recomendações não são praticadas, quadros de desidratação e manchas podem acometer a estrutura corporal da gestante, o que prejudica tanto a sua estética física, quanto a sua saúde.
E se as manchas aparecerem?
Uma boa medida para conter esse transtorno é fazer o uso de esfoliantes, retinol clareadores e cremes a base de vitamina C. Manipular ou consumir medicamentos sem prescrição médica pode produzir riscos a gravidez, portanto, procure realizar um tratamento específico com um bom dermatologista.