A balança é considerada um terror para muitas pessoas, principalmente para as mulheres e indivíduos que se encontram muito abaixo ou acima do peso. Manter esse equilíbrio de quilos é essencial para a saúde, sendo um fator relevante para quem está fazendo dietas e praticando exercícios físicos.
Analisando sua complexidade geral, podemos destacar que as balanças podem ser excelentes parceiras ou inimigas de quem se encontra em algum dos estados descritos acima, dependendo da maneira como são ministradas. Muitos não sabem, mas deixar que esses números virem uma certa fixação, pode atrapalhar o alcance das metas e objetivos.
Por essa razão, pesar todos os dias não é aconselhável (segundo a opinião de vários nutricionistas), se trata de um prazo muito curto de tempo para saber quantas gramas a mais ou a menos o corpo possui. Geralmente, esse hábito gera crises de ansiedade, fazendo com que as taxas hormonais fiquem em alterações constantes, o que atrapalha a obtenção de resultâncias.
Então qual é o prazo recomendável?
A sugestão mais indicada pelos profissionais da área da saúde é que a pesagem seja ministrada a cada 20 dias (para quem deseja engordar) e uma vez por semana ou a cada dez dias (para quem quer emagrecer).
Qual o melhor horário?
Logo pela manhã, assim que acordar, antes de realizar a primeira refeição – caso possua uma balança em casa; ou também na parte da manhã, na farmácia mais próxima a sua casa.
Dicas relevantes para uma pesagem correta
» Procure vestir sempre o mesmo estilo de roupa para se pesar, sendo todas as peças bem leves. Não utilize acessórios pelo corpo ou sapatos, deixe o corpo livre. Se possuir uma balança em casa, realize essa atividade sem nenhuma vestimenta;
» Coloque a sua balança em um local com chão nivelado e temperatura ambiente, para que os resultados não demonstrem nenhum tipo de alteração devido a esses fatores externos;
» Escolha sempre o mesmo dia para se pesar e mantenha anotações sobre esses números, para acompanhar o seu desenvolvimento;
» É muito importante que as pesagens sejam realizadas sempre nas mesmas balanças, sendo elas precisas e em bom estado de conservação para que resultados incorretos não sejam viabilizados;
» Procure não se pesar após os exercícios físicos, se estiver na TPM, suado, desidratado ou com alterações hormonais, isso poderá acarretar um pouco de ganho ou perda de peso.