Entrar no mundo dos negócios é considerado uma tarefa fácil nos dias atuais, porque existem diversas oportunidades para micros, pequenos, médios e grandes empreendedores, porém, permanecer nele crescendo e expandido suas diretrizes é um pouco mais complicado do que muitos pensam.
O comércio nacional e global é movimentado por várias engrenagens e quando as empresas não conseguem acompanhar suas segmentações, obviamente passam por muitas dificuldades e por vezes fecham suas portas em poucos anos de atuação.
O controle inicial dessa articulação está dentro do negócio, em seu planejamento e organização, pois na maioria das vezes essas áreas são esquecidas e com o passar do tempo começam a demonstrar seus pontos negativos, podendo acabar com todo o capital e energia investidos nos projetos.
Um dos assuntos de suma importância nessa articulação é a assessoria contábil que por vezes é deixada de lado pelos proprietários e sócios das empresas, ação equivocada e que pode ser fatal aos negócios. Veja a seguir o porque de acordo com os tópicos explicativos.
O que é contabilidade?
Esse conceito compreende a ciência teórica que analisa e estudo os registros de movimentação financeira, assim como os métodos de cálculo realizados em uma empresa. Sua promoção é responsável por ordenar todas as atividades relacionadas a custos, gerenciamento, tributação, setor público, etc.
Porque contratar?
A maioria dos empreendedores acham que conseguirão alavancar seus rendimentos apenas com o seu conhecimento, mas se enganam completamente, porque existem diversas outras tarefas de importância que devem exercer e por isso acabam negligenciando da contabilidade.
Os profissionais que trabalham nessa área (contadores) são especializados em desenvolver todas as suas normativas, auxiliando os empreendedores com as suas obrigações, desenvolvendo projetos e estratégias financeiras, modelos de negócios, pagamentos internos e externos.
Em alguns casos, suas funções vão ainda mais além, já que fazem parte da estrutura base dos negócios, como dar auxílio para a definição de preços que visem sempre bons lucros, intervir nos processos de aquisição da empresa se ela estiver com dívidas, melhorar a logística do negócio.
Outras funções que também competem aos contadores são o compreendimento da legislação trabalhista, fiscal, previdenciária, tributária; identificação de riscos em investimentos e suas margens de rentabilidade; lançamento de todas as operações relativas ao exercício da empresa; cálculos de impostos; transações operacionais; contenção de fraudes; entre outros demais registros que vão de acordo com a arbitrariedade fiscal nacional e internacional.
Recomendações
» Não contrate qualquer escritório ou profissional de contabilidade para a sua empresa, porque nem todos os especialistas na área são éticos e idôneos. Portanto, pesquise bastante e escolha a melhor assessoria que encontrar, a mais indicada pelos conhecidos e demais empresários de sucesso.
» Se a empresa for muito pequena, busque estagiários qualificados na área, eles geram menores custos e podem ser treinados para se desenvolver junto com os negócios da empresa;
» É relevante que todos os departamentos da empresa estejam interligados e que o empresário saiba um pouco de cada área, para que consiga fiscalizar os serviços, participar das decisões, etc.