Após o nascimento do bebê, estima-se que ele passa cerca de 16 à 18 horas do dia descansando e tirando vários cochilos nos intervalos da amamentação. Devido a isso, ganha muita relevância a maneira na qual os colocamos para dormir, pois são nesses momentos que eles se desenvolvem, tanto fisicamente quanto emocionalmente.
O corpinho do bebê é muito sensível e por causa disso, devemos ter muita atenção quando os movimentamos, os pegamos no colo e os deitamos na cama, no berço e no carrinho.
Posição correta
A melhor posição para deitar o seu bebê em qualquer lugar é com a barriga voltada para cima, com com as costas bem apoiadas sobre uma superfície – ela deve ser firme, porém suave a macia. Se desejar, poderá colocar uma almofadinha ao lado do seu corpo (não coloque próximo ao rosto) para que ele permaneça nessa mesma posição durante o seu sono.
É indicado que no local onde o bebê for dormir, que não tenha objetos que fiquem próximos ao seus rostinho, para não dificultar a sua respiração ou sufocá-lo.
Após o terceiro mês de vida, o bebê já está mais durinho e começa a rolar sem parar sobre o seu próprio corpo com o intuito de mudar sua posição. Nessa fase, acostume-o a dormir de barriga para cima ou com o corpo voltado levemente para o lado.
Roupinha para dormir
Quando dormimos, a temperatura do nosso corpo costuma baixar, com isso, o agasalho do bebê nesses momentos tem que ser bem reforçados e quentinhos para que ele não sinta frio e adoeça posteriormente.
Lembre-se sempre de trocar a sua fralda antes de dormir e em casos de sonos muito longos, realize outras trocas para que ele não fique incomodado.
Ao cobrir o bebê com uma manta ou lençol, procure envolver o seu corpo para que quando ele mexer não fique descoberto. Em casos de bebês recém nascidos, os acolchoados e os edredons não são muito indicados para realizar essa ação, devido ao seu peso e tamanho.
Dicas para que seu bebê durma bem
* Aprenda a entender os sinais que ele demonstra quando está cansado;
* Deixe que o bebê durma por conta própria, assim ele não irá ficar com mania de colo ou que você o balance para que pegue no sono;
* Ensine a ele desde o seu nascimento a diferenciar o dia da noite;
* Coloque o bebê deitado sempre no centro do berço e da cama (com almofadas em volta, próximas dele nesse caso) para que ele não corra o risco de rolar a cair;
* Siga mesma rotina com o bebê todos os dias para que seja estabelecido um padrão de sono;
* Procure substitui os hábitos que dependam exclusivamente da sua presença;
* Ensine-o desde pequeno a ser uma criança independente, mas fique sempre atento as suas atitudes para que ele não se machuque.