A pessoa que escolhe o curso de Odontologia, estará de capacitando para uma área da saúde muito importante e por isso, costuma ter um retorno bastante significativo. O profissional se torna responsável pelo diagnóstico e também o tratamento de inúmeros problemas bucais, desde os acometimentos da gengiva, dos dentes, lábios, línguas, bochechas, entre outras doenças que comprometem toda a arcada dentária.
Na Odontologia existe cerca de 19 possibilidades para que a pessoa escolha a sua especialização:
- Clínica geral – restaurar, extrair dentes e implantar próteses.
- Dentística restauradora – restabelecer a forma e a função dos dentes, clareamento e correção estética.
- Endodontia – Tratar alterações na raiz e polpa dos dentes.
- Estomatologia – Diagnostica e trata doenças da boca.
- Implantodontia – Realizar cirurgias e próteses isoladas utilizando implantes.
- Odontogeriatria – Cuidar da saúde bucal do idoso.
- Odontologia legal – Fazer exame, perícia judicial, elaborar atestados e laudos.
- Patologia bucal – Fazer exame laboratorial para diagnosticar doenças.
- Periodontia – Cuidar das gengivas e dos ossos que dão sustentação aos dentes, fazendo cirurgias, raspagens e outros procedimentos no entorno dos dentes.
No curso de graduação em Odontologia, o aluno estuda várias disciplinas importantes para que realize melhor o trabalho feito nessa área. Entre as matérias estão as principais -Morfologia, Ciências Sociais, Fisiologia, Análise numérica, Odontologia Social, Clínica Odontopediátrica e Odontológica, Anatomia, Patologia e Propedêutica Clínica entre outras.
O curso dura em média 5 anos, tempo suficiente para o aluno adquirir uma formação básica de Ciências Biológicas e da Saúde, a partir daí deve se aprimorar com outros cursos e pós graduação. O mercado de odontologia é muito buscado pelas pessoas, pois se trata de uma profissão muito bem remunerada. No entanto, o mesmo está defasado, ou seja, existe muitos odontólogos disponíveis no setor privado.
A dica é tentar vagas no setor público, além de ter salários maiores, também se tem maior segurança e estabilidade. Para cursar odontologia é preciso ter um capital de dinheiro, pois a mensalidade, bem como os materiais utilizados nas aulas e estágios são muitos e de custo elevado. O valor cobrado depende muito do nível de qualidade das instituições de ensino, em média está em torno de R$1.500,00 a R$3.000,00.