Nos últimos anos, os chamados alargadores, tem se difundido cada vez mais entre as pessoas que gostam de enfeitar o próprio corpo, obtendo aos poucos a aceitação da sociedade. Basicamente os alargadores funcionam como brincos, mas a grande diferença é que eles alargam o buraco criado pelos brincos, dando aspectos de estar inserido pequenas rodas na orelha.
Ainda não se sabe ao certo quando essa tradição se iniciou, pois já estava presente no antigo Egito. E possivelmente estava inserido em sociedades primitivas indígenas da América. Alguns acreditavam que este método ajudava a audição, outros usavam simplesmente como enfeite para embelezar o corpo, mas nem sempre eram alargados apenas os lóbulos da orelha, muitas vezes os lábios ou até em outras partes do corpo.
Como é feito
O alargador é colocado de forma rápida e fácil. Para aqueles que já furaram a orelha para usar brincos, por exemplo, basta ir ao profissional que fará o procedimento de alargar a orelha, para aplicar os pinos de inserção. Para os que estão começando não é recomendando um alargador acima de 4 mm, já para quem nunca furou a orelha, primeiro será feito um pequeno furo e depois da mesma maneira serão colocados os pinos de inserção.
Preço
O preço de colocar uma alargador irá variar de profissional para profissional, em média fica de R$ 20,00 à R$ 40,00. O preço também pode variar se você tiver ou não o alargador. Se você apenas fazer o furo, o preço deve ficar pela metade. Algumas dicas são importantes: não é recomendado tentar alargar em casa sozinho, pois há o risco de infeções ou queloides. É preciso lembrar também que acima de 10 mm a orelha não se recuperara sozinha e acima de 20 mm já há o risco de rasgar o lóbulo.