O México é classificado como o segundo maior e mais rico país da América Latina, sendo superado apenas pelo Brasil. Sua extensão compreende uma área de aproximada de 1.958.201 quilômetros de quadrados, com uma população estimada em 118 milhões de habitantes, sendo considerado o 11° país mais populoso do mundo.
Sua estrutura é regida por uma República Constitucional Federal, na América do Norte, sendo subdividida por trinta e um estados e um Distrito Federal, a Cidade do México, tida como a capital. A moeda local é o peso mexicano, o idioma oficial é o espanhol.
Desde 1994 o México é descrito como um dos países que detém uma das maiores economias mundiais, Estado de renda média-alta consolidada, sendo uma potência regional e emergente. As principais atividades que estão ligadas nesse processo são as indústrias, mineração, pecuária (suínos, equinos, aves e bovinos) e agricultura (tomate, milho, trigo, sorgo, feijão, café, algodão em pluma, cana-de-açúcar, frutas cítricas e batata).
O turismo também é um dos grandes enfoques da economia mexicana, isso porque possui 31 dos lugares considerados Patrimônios Mundiais da UNESCO. O aumento anual de turistas nessa região também tem outros motivos particulares, como o preço acessível de inúmeros serviços em sua extensão e as relações internacionais que o país mantém com:
- Aliança do Pacífico;
- Banco Mundial;
- Grupo do Rio;
- APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico);
- FMI (Fundo Monetário Internacional);
- NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio);
- OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico);
- OEA (Organização dos Estados Americanos);
- OMC (Organização Mundial do Comércio);
- ONU (Organização das Nações Unidas);
- ALADI (Associação Latino-Americana de Integração);
Em relação aos aspectos sociais, o México também vem se destacando, recentes pesquisas revelam que a taxa de alfabetização é uma das maiores de todos os tempos. Cerca de 97% dos jovens que possuem menos de 14 anos e 91% com idade superior à 15 anos estão alfabetizados.
Os principais projetos desenvolvidos pelo Estado para suprir a necessidade educacional de sua população, dando possibilidade à formação de grandes profissionais, são o direito de pelo menos 9 anos de estudos gratuitos e obrigatórios, educação bilíngue, criação do sistema de ensino à distância e a inserção de livros completamente atrativos.
Outros pontos de destaque em âmbito social a mencionar são a saúde pública, classificada entre boa e excelente nas principais cidades porque sua complexidade possui uma infraestrutura média. As principais instituições governamentais ligadas a essa área e também a segurança pública são a IMSS (Instituto Mexicano do Seguro Social) e ISSSTE (Instituto de Seguridad y Servicios Sociales de los Trabajadores del Estado).
Portanto, podemos concluir que o México ou Estados Unidos Mexicanos, como chamado internacionalmente, é um dos países de destaque em relação aos demais se comparado aos pontos ressaltados acima. Um dos fatores que propicia esse relevante sucesso é a ligação forte que o governo mantém com os EUA e com outras demais potências mundiais.