A alimentação se tornou um dos principais pontos de discussão da atualidade, sua dinamização interfere constantemente no desenvolvimento e desempenho corporal, possibilitando resultados variados em relação a estética e a saúde.
Cada alimento possui uma quantidade de nutrientes específica, sendo essas propriedades ditas como essenciais para um bom funcionamento do corpo (quando ministradas de maneira correta), contando com a presença de minerais, vitaminas, fibras, proteínas, carboidratos, etc.
O consumo excessivo ou a baixa ingestão deles causam prejuízos ao organismo, como o ganho de peso (com relevância quando os hábitos alimentares são articulados de forma inadequada, com a manipulação frequente e intensificada de gorduras, açúcares, frituras, sódio e produtos industrializados).
Essa reação é consequência do acúmulo ou deficiência de nutrientes, produzindo mais gordura e deixando o metabolismo mais lento, caso que se torna ainda mais evidente em pessoas com hábito de jejuar, pular refeições, não mastigar direito, entre outros.
Por esses e outros motivos, é conveniente que o acompanhamento de um bom nutricionista seja executado desde criança, assim todos terão uma boa conduta alimentar.
Dentre as práticas aconselháveis por esses profissionais, podemos citar:
⇒ Organizar os horários das refeições, comendo pouco a cada três horas.
⇒ Sempre diversificar os alimentos, para que mais nutrientes sejam consumidos, deixando os pratos bem coloridos.
⇒ Beber bastante água no intervalo das refeições, evitando fazer essa ingestão enquanto come.
⇒ Comer devagar, mastigando bem os alimentos antes de engoli-los.
⇒ Investir no consumo de alimentos naturais, frutas, verduras, legumes, oleaginosas, proteínas, fibras, componentes integrais, etc.
⇒ Não se exceder na quantidade de nenhum tipo de alimento.
⇒ Procurar não manipular o uso de sal e temperos industrializados nas refeições.
⇒ Preparar os alimentos de maneira saudável (cozidos, assados ou grelhados, removendo as gorduras e pele).
⇒ Evite o uso de tabaco, bebidas alcoólicas, artificiais e gaseificadas.
⇒ Pratique exercícios físicos regularmente, podendo eles serem feitos em ambientes fechados e/ou abertos. Ter o acompanhamento de profissionais da área é sempre muito bom nessa modalidade, com relevância para os iniciantes que não possuem facilidade em dinamizar as atividades.
Dica
Perder peso comendo corretamente pode ser muito mais fácil do que muitos imaginam, além do mais, várias receitinhas saudáveis, super nutritivas e com pouquíssimas calorias estão disponibilizadas em diversificados locais da mídia, inclusive na internet. Basta pesquisar, colocar a mão na massa e proporcionar novos hábitos a rotina!