A estrela mais próxima da terra é o Sol, no centro do nosso sistema solar a uma distância aproximada de 149.600.000 km da terra ou 1 UA( Unidade Astronômica), medida que se altera conforme o período do ano, no afélio e no periélio. Esse estrela é essencial para que aja condições de vida em nosso planeta, e ocupa 98% de toda a massa do nosso sistema solar, e todos os corpos celestes associados de alguma forma a ele, executa o movimento de translação ao seu redor.
O Sol é composto em maior escala por hidrogênio e hélio, apresentando também em quantidades mais comedidas alguns outros elementos, entre eles, ferro, níquel, enxofre, cromo e oxigênio. A órbita solar se estabelece nas proximidades do centro da galáxia, no braço de Orion.
Apesar do Sol ser uma estrutura gigantesca, só para se ter ideia caberia cerca de 1.3 milhões de planetas Terra dentro dele, mesmo assim o corpo é considerado um estrela comum, bem longe de figura entre as maiores do universo, a VY Canis Majoris um astro hipergigante possui cerca de 1800 a 2100 vezes o raio solar.
A segunda estrela mais próxima do nosso planeta é nomeada Próxima Centauro descoberta em 1915 por Robert Innes, localizada na constelação Centauro distante de nos 4,22 anos luz e distante do Sol 4,2 anos luz. É categorizada como anã vermelha, isso significa que é uma estrela de tamanho pequena com massa que não supera a metade da solar, a cor é bem avermelhada graças a sua temperatura relativamente baixa.