O modo mais utilizado para a produção de energia brasileira são as usinas hidrelétricas. A maior usina hidrelétrica do Brasil é a de Itaipu, construída pelo Brasil e pelo Paraguai, por isso recebeu o nome de Itaipu Binacional, ela se localiza no Rio Paraná em Foz do Iguaçu.
1973
Em 1973 foi assinado o tratado entre o Brasil e o Paraguai para começar a construção da usina de Itaipu.
1975
A construção ganhou força total, fazendo com que pessoas saíssem de suas cidades a procura de emprego na usina, fazendo com que o número de habitantes de Foz do Iguaçu subisse rapidamente.
1982
Dia 05 de Novembro de 1982 foi inaugurada a usina hidrelétrica Itaipu Binacional.
A usina de Itaipu virou ponto turístico para visitantes do Brasil e do mundo. A recompensa de quase 10 anos de tratados, crises, testes e construção enfim se mostrava ao mundo.
1956 e 1965
Para facilitar e criar um transporte mais rápido entre Brasil e Paraguai, foi assinado um tratado estre os países para a construção da Ponte da Amizade, que foi inaugurada apenas em 1965.
No Brasil também temos a produção de energia vinda do petróleo, do carvão mineral e dos bicombustíveis, que são todas não-renováveis. Para diminuir a poluição, principalmente a atmosférica, especialistas começaram a muito tempo a fazer pesquisas para a retirada de energias naturais e renováveis, que se renovem, e hoje elas já estão sendo implantadas em vários lugares, as principais são a eólica – dos ventos – e a solar.
Dados da usina Itaipu Binacional:
* Volume máximo normal de água: 29 bilhões de cm³;
* Extensão: 170 quilômetros;
* Altura: 196 metros;
* Comprimento total: 7.919 metros;
* Área: 820 mil km²;
* Quantidade da unidade geradora: 20;
* Cada potência: 70 MW;
* Potência total: 14 mil MW.
Com a construção da usina, fez com que as setes quedas – que é uma formação natural de quedas d’água – desaparecesse da visão das pessoas e com isso ela se tornou a maior cachoeira oculta do Brasil.
Curiosidades
* A usina de Itaipu, é a segunda maior hidrelétrica do mundo, ficando atrás somente da chinesa Três Gargantas;
* A usina foi a única que resistiu as crises econômicas que aconteciam na época de sua construção.