O pâncreas é caracterizado como uma glândula composta, tem cerca de 12,5 cm de comprimento e pertence ao sistema endócrino e digestivo. Observando a estrutura corporal, esse órgão se localiza entre o baço e a porção superior do intestino, atrás do estômago.
Anatomia
Ao observar a estrutura do pâncreas é possível ver que o órgão é dividido em três partes:
- » Cabeça (fica voltada para o duodeno);
- » Cauda;
- » Corpo.
Também pode ser visualizado a presença de ácinos (conglomerados de células) que produzem o suco pancreático no organismo e algumas Ilhotas de Langerhans (grupos isolados de células que produzem os hormônios que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue).
Função
A principal função do pâncreas é produzir sucos digestivos e enzimas que ajudam o organismo a quebrar as moléculas dos açúcares, as proteínas e as gorduras encontradas no corpo. Dessa forma a digestão se torna mais benéfica, proporcionando uma maior obtenção de nutrientes e um melhor funcionamento do metabolismo.
Outra função importante do pâncreas é a produção de hormônios que ajudam a regular o organismo, tal como a insulina e o glucagon.
Sintomas e doenças
Os principais sintomas das patologias e doenças do pâncreas são:
- » Dor abdominal;
- » Aumento da dor quando a pessoa se deita de costas;
- » Náuseas;
- » Vômitos;
- » Diarreia com presença de gordura nas fezes;
- » Sintomas ainda mais intensos quando o indivíduo se alimenta.
As principais doenças que podemos constatar no pâncreas são o câncer, pseudocistos, diabetes, pancreatites agudas e crônicas, cistos e cálculos. Tem maiores chances de adquirir enfermidades nesse órgão os indivíduos que consomem muito álcool de maneira desordenada.