Aprender uma segunda língua tem sido uma prioridade básica no currículo de muitas pessoas, há muitas formas de aprender inglês ou até outras línguas, mas é preciso dedicação e esforço. A forma mais tradicional de aprender o inglês é fazendo um cursinho intensivo, dessa maneira você tem a teoria e prática ( conversação), aprenderia relativamente rápido dependendo do esforço empregado, mas existem métodos que talvez sejam mais eficientes para você.
Intercambio
Sem sombra de dúvidas, a forma mais rápida e mais eficiente para aprender inglês é fazendo um intercambio de no mínimo 6 meses, lembrando que o a melhor opção é fazer o intercambio sozinho ou com o minimo de amigos possível, pois quando faz intercambio com os amigos é provável que você interaja mais com eles do que com estrangeiros, isso prejudica no aprendizado. Outra vantagem é interagir com escolas estrangeiras.
Cursos intensivos
Algumas escolas de inglês oferecem cursos intensivos que prometem ensinar o inglês em até 6 meses, entretanto a carga pode ser pesada, é preciso muita dedicação para aprender inglês com qualidade. Mas a vantagem é que você aprenderá bem as sentenças e a linguagem escrita.
Treinando em casa
Um forma que se mostra muito eficiente e fazer com que o inglês faça parte de sua vida é começar assistir filmes legendados ou sem legendas (com áudio original). Se possível, tente ouvir uma rádio internacional, assista seriados, junte amigos e forme um grupo que apenas se comunicam em inglês, comece falar em inglês em chats internacionais, ouça músicas em inglês e procure a tradução. Todas estas fórmulas simples ajudam muito quem está aprendendo o inglês.
Não tenha medo
Não tenha medo de tentar uma conversa com um estrangeiro que fale inglês. A copa do mundo é uma oportunidade perfeita para isso e dará uma ajuda para os treinos até o seu aperfeiçoamento nas olimpíadas de 2016 no Brasil.