Na China está situada a ponte mais alta do mundo, a Ponte Siduhe, construída sobre o Rio Du Si na montanhosa província de Hubei, aproximadamente a 80 km ao sul da região da Usina 3 Gargantas, no Rio Yangtze. A criação da ponte pênsil Siduhe é realmente uma estrutura surpreendente, ligando por 483 km a estrada West Hurong de Xangai, na costa do Pacífico com as cidades de Chengdu e Chongqing, oeste da China.
São 472 metros acima das águas do Rio Du Si, que a Ponte Siduhe foi feita. Inaugurada no dia 15 de novembro de 2009, a ponte hoje é considerada a mais alta do mundo. O edifício Empire State Building considerado por 41 anos, como o arranha-céu mais alto do mundo, poderia ser colocado no espaço entre a ponte e o Rio e ainda sobrariam muitos metros, cerca de 110.
A ponte tem 900 metros de extensão, mas para que a estrutura se torne grandiosa, os chineses optaram por colocar duas torres em formato da letra “H”, com uma treliça de armação feita em concreto, logo sustentada por cabos de aço. Mesmo com muita tecnologia, a construção da ponte foi um tanto complicada no momento de esticar os cabos de um lado para outro, por exemplo.
Como a localidade da região é de difícil acesso, e o terreno quase que totalmente montanhoso, não funcionaria o transporte dos cabos via aérea, utilizando o helicóptero. Diante isso, surgiu a ideia de utilizarem foguetes para transpor os cabos de um lado para o outro. Assim fundiu-se a 3ª ponte chinesa que em menos de uma década se tornou a mais alta do mundo, sendo também um símbolo da rapidez da forma que infra – estrutura foi estabelecida.
Em segunda lugar no ranking de pontes grandiosas está a Ponte Rodoviária Baluarte, inaugurada em 2012. Além de ser também a mais alta da América do Norte, foi assim considerada por ter o maior túnel de estrada já projeto nessa região. Muito conhecida como a rodovia Durango-Mazatlán, a ponte é a única via para cerca de 800km que dividem o interior do México e a costa do Pacífico.