A cada edição do Exame Nacional do Ensino Médio, são elaboradas questões baseadas nas competências predeterminadas.
Matérias Cobradas no ENEM
As disciplinas enumeradas são: Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza, para cada competência avaliada, existe uma nota, e assim soma-se a média final junto à nota da redação. O cálculo das médias em cada uma das quatro áreas de conhecimento é feito a partir da metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), onde o avaliador buscará medir o conhecimento das questões através do comportamento observado em testes.
Essa é uma forma de determinar o próprio peso para cada prova e ao mesmo tempo organizar os critérios para que a distribuição das vagas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC), ocorra de forma mais correta.
Redação ENEM
A nota da redação, possui variação entre 0 e 1.000 pontos e a mesma é corrigida por dois corretores de forma independente. Os mesmos também atribuirão uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das outras 4 competências do exame, onde a nota total de cada corretor será referente à soma das notas dadas a cada uma das competências.
As notas
Os limites da nota atribuída dentro de cada área, deverá sofrer alteração de acordo com o nível de dificuldade das questões e o comportamento dos candidato em cada questão. Por causa dessa nova técnica de avaliação não existe nota mínima e máxima pré-fixados para cada área avaliada, uma vez que a cada edição essa pontuação acabando sofrendo algumas alterações representativas. No entanto, já foram enumeradas as maiores e menores notas da última edição do Enem realizada.
Média de nota por Disciplina
Ciências da Natureza e suas Tecnologias:
- Menor nota: 301,1
- Maior nota: 864,9
Ciências Humanas e suas Tecnologias:
- Menor nota: 295,6
- Maior nota: 874,9
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias:
- Menor nota: 295,2
- Maior nota: 817,9
Matemática e suas Tecnologias:
- Menor nota: 277,2
- Maior nota: 955,2