O rio Nilo se localiza no nordeste da África e proporciona aos habitantes uma diversidade de práticas de plantação agrícola, cultivação da terra e bem estar. A principal população que ele atende é a egípcia.
Suas cheias na antiguidade eram os períodos mais esperados, pois eram elas que faziam com que a terra cultivasse os alimentos, mas muitos se preocupavam quando elas eram muito fortes, pois inundavam os solos interrompendo o processo de organização da terra para fazer a semeação.
As cheias acontecem de Julho a Outubro. Durante todo o ano, os habitantes utilizam os benefícios do rio, e no mês de Agosto celebram pela bondade que os senhores do céu lhes proporcionam ao mandar as inundações que alimentam suas terras e suas famílias, que cultivam a esperança de uma vida melhor, que cuida do bem estar da natureza que é o principal meio de sobrevivência deles.
O Nilo é composto por três rios, o Nilo Azul, Nilo Branco e rio Atbara. Sua nascente encontra-se em Burundi e percorre vários outros recipientes de água natural, passando por várias cidades. As principais delas são Egito, Uganda, Tanzânia, Quênia, Ruanda, Burundi, Sudão, República Democrática do Congo e Etiópia.
A extensão do rio Nilo abrange cerca de 6.695 km e sua bacia tem aproximadamente 3.000.000 km². É o segundo maior rio do mundo em extensão, ficando atrás apenas do rio Amazonas.
No final do seu percurso, o rio Nilo deságua no mar Mediterrâneo.
O Egito é um país que sempre utilizou dos recursos do rio Nilo, sempre o exaltou pelos benefícios que ele trazia para a sua região e população. A junção desse país com esse rio, resulta uma ligação de homem e natureza, que caminharam juntos durante anos para se desenvolverem.
O rio, nos tempos antigos, tinha sua extensão mais larga e sua profundidade era menor, hoje ele é bem mais fino e sua profundidade é bem maior. Antes, utilizado apenas para irrigação, tratamento da terra e sustento de famílias e animais, hoje, participa dos principais meios de serviços prestados a população, como o transporte e o fornecimento de energia elétrica através da usina hidrelétrica de Assuã.
Antigamente, as estações do ano, eram determinadas pelos períodos de cheia:
1° estação: inundações, cheias, que aconteciam durante os meses de Julho á Outubro;
2° estação: cultivo da terra, que acontecia durante os meses de Novembro á Fevereiro;
3° estação: época da colheita, que acontecia durante os meses de Março á Junho.
Nas épocas de seca, eram construídos grandes Diques em meio as regiões para que fossem abastecidas na época da cheia e alimentasse a terra e o homem quando fosse embora.
Curiosidade
Na primeira estação, todas as famílias pegavam vasos e enchiam com as águas da cheia e guardavam até o ano novo para desaguá-las no mar. Faziam isso como oferenda ao seus deuses, e um deles era o rio, que sustentava toda a população da época.