No mundo existem várias cadeias montanhosas que atingem os milhares de metros de altura. Essas cadeias são muitas vezes, divisas entre países por sua difícil travessia.
É na cordilheira na fronteira entre o Tibete e o Nepal que se localiza o monte mais alto do mundo, denominado Everest com aproximadamente 8.840 metros de altura. Por ser o maior monte do planeta, o Everest recebe muitos alpinistas por ano que em difíceis escaladas tentam chegar ao seu topo.
As escaladas geralmente são feitas entre abril e maio por nessa época ano os ventos serem menos velozes. Mesmo assim, a escalada do monte é árdua e perigosa. Esse fator tornou-o em um verdadeiro cemitério a céu aberto. Vários alpinistas que não resistiram a subida morreram e seus corpos ainda permanecem na montanha pela dificuldade que existe em busca-los.
Apesar do Everest conter muito gelo, o clima é desértico. Isso faz com que rapidamente um corpo fique em estado de mumificação. Os cadáveres dos alpinistas são muitas vezes utilizados como pontos de referência para outras escaladas.
Em 1953, uma expedição algo-neozelandesa foi a primeira a chegar no topo do Everest. Depois desta, aproximadamente 92 pessoas conseguiram chegar ao topo, incluindo um alpinista cego, Erik Weihenmayer em 2001.