A lua é um satélite que orbita naturalmente ao redor do planeta Terra, desde sempre foi objeto de fascínio dos humanos, e o desejo em compreende-la e desbravá-la gerou olhares ora embebidos em misticismo, ora com aspirações científicas. No contexto da Guerra Fria ( 1945-1991), uma disputa ideológica entre Estados Unidos e União Soviética nas conjecturas de um mundo bipolarizado, viu se brotar um desejo intimo pela lua, que seria a linha de chegada na corrida espacial.
Gerra Fria e o Homem na Lua
O termo ” Guerra Fria” foi empregado por que não existiu nenhum confronto armado direto entre as duas superpotências, isso devido ao clima de medo e insegurança que anida deixará a Segunda Grande Guerra, inclusive nas duas nações que protagonizavam a querela. A disputa então se deu em diferentes âmbitos, um dos primeiros foi a corrida armamentista, onde ambas as partes corriam para formar o maior arsenal atômico, todos já haviam visto o poder de destruição desse tipo de armamento sobre Hiroshima e Nagasaki, e por isso essas se mostraram como grande artifício de dominação.
Influencia Política e Corrida tecnológica
As disputas continuavam com a ampliação na busca influência ideológica, política e econômica, nesse nicho as EUA e URSS começaram a se envolver em batalhas internas entre outros países, essas sim de cunho bélico, assumindo é claro sempre lados opostos, usando daquele senário para projetar e demostrar seus poderes em escala mundial.
Com essas mesmas finalidades dá-se-a a corrida espacial, que tem sua largada em 1957 com o lançamento do satélite Soviético a órbita da Terra, Sputnik I,posteriormente o primeiro homem ao espaço 1961, Yuri Gagarin. Devido a algumas escolhas erradas os EUA estavam ficando para trás na competição, devido a uma série de projetos abortados e escolhas erradas.
Para mudar os contornos do quadro que desenhava, o Tio Sam, pensou primeiramente em detonar um míssil balístico na lua, devido a proximidade do astro do planeta, todos poderiam contemplar a explosão. Felizmente estudiosos do próprio país alertaram contra a impraticabilidade do plano, visto que as consequências mazelosas do ato atingiriam gigantesca magnitude, e assim o projeto foi abortado. A Conquista da lua agora seria abardada em uma nova vertente.
Missão Apollo11, a viagem que o homem pisou na Lua
Depois de muitas viagens espaciais americanas mal sucedidas, a missão Apollo 11, conseguiu em 1969, mais precisamente no dia 20 de Julho, pousar sobre a superfície lunar. O capitão da nave Neil Armstrong, foi o primeiro homem a deixar uma pegada na lua, onde a bandeira americana foi fincada e lá permanece, o feito fez do astronauta um herói americano, e marcou o seu nome para sempre na história.