A agricultura é considerada como uma das atividades que mais movem recursos econômicos no Brasil, porque sua dimensão geográfica possui características benéficas e propícias para o desenvolvimento de plantios de diversos alimentos, como o milho.
Essa gramínea é uma das mais cultivadas em todas as regiões do país, sendo um dos grãos manipulados para alimentação humana e animal na América Latina e em outros demais continentes para onde são exportados – geralmente em grande escala.
É extremamente relevante que os pequenos, médios e grandes agricultores estejam atentos as características dessa planta para que as colheitas sejam de qualidade e que gerem bons lucros, caso contrário, os resultados podem ser danosos e negativos para as finanças dos investidores.
Plantio
Todos os pontos que compreendem a plantação do grão, o seu desenvolvimento, cuidados específicos, etc, devem seguir os seguintes quesitos:
» Solos bem drenados para que não fique m encharcados;
» Manipulação de calagem em solos ácidos;
» Solos férteis ou bem adubados – com 20 ton/ha de estercos, compostos orgânicos ou adubos minerais;
» Terrenos mais planos, sempre que possível. Se houver algum declive, o plantio deverá ser articulado em curva de nível.
Tipos de plantio
Os plantios podem ser ministrados com plantadeiras, enxadas ou manualmente. É relevante destacar que em cada um desses casos um método de plantação, cuidados e colheita devem ser manipulados.
Características apropriadas para o plantio
Existem vários modelos que podem ser seguidos, mas a prática mais comum a preparação do solo com uma aração de 20 centímetros de profundidade, com uma excelente gradeação para que ele fique apto para o plantio. É recomendado que o milho seja plantado em linhas ou sulcos distanciados à um metro, onde uma semente é colocada à cada 20 centímetros. Sua superfície deve ser coberta por uma camada de cinco centímetros de terra.
Melhor época para plantar
A melhor época para plantar milho no Brasil é no período de estação das chuvas, ação que acontece em meses diferentes nas regiões do país, porque cada uma delas compreende um tipo de clima, temperatura, bioma, etc.
Segundo a estimativa de agricultores e meteorologistas, da segunda dezena de Agosto até o final de Outubro, o Norte se beneficia em relação as plantações. Já no Sul, essa temporada vai de Setembro à Novembro. Essas estações podem variar.
Para que o terreno não fique parado, o mais recomendado é que uma rotação de culturas seja manipulada. O plantio do feijão é o mais indicado para os períodos que não forem apropriados para a plantação de milho.
Capinas
Todas as capinas devem ser efetuadas corretamente, para que a plantação se mantenha limpa, sem matos ou ervas daninhas. Esse é um dos métodos mais eficazes de proteção da lavoura e deve ser realizado várias vezes durante o plantio.
Colheita
A colheita do milho só pode ser executada quando os grãos da planta estiverem no ponto, bem secos. Assim que esse processo for articulado, é importante que o milho seja conservado nas espigas, sendo elas embaladas em sacos e guardadas em paióis ou depósitos limpos, bem arejados e ventilados.
Recomendações contra pragas e doenças
Pesquisas revelam que o milho é uma das plantas mais resistentes à pragas e doenças, porém, mesmo tendo um potencial tão forte, não é considerada como uma espécie imune, principalmente quando se trata do seu contato com a lagarta-rosca, lagarta-elasmo, lagarta-da-espiga, lagarta-do-cartucho ou com as enfermidades carvão-de-espigas, sapeco, podridão seca ou rosada.
Observação: Os erros cometidos nas etapas do plantio também podem gerar prejuízos à safra.