As amígdalas ou corpos amigdaloides são importantes para o corpo humano. Elas são responsáveis por ajudar a criar anticorpos no organismo, combater o aparecimento e a aglomeração diversas bactérias, sendo, também, grandes aliadas do sistema imunológico.
Tipos de amígdalas
- » Amígdala rino-faríngea: se localiza na faringe;
- » Amígdalas palatinas: se localizam no fundo do céu da boca, chamado ainda de palato;
- » Amígdalas linguais: se localizam na base da língua.
Devido a grande aglomeração de bactérias existentes, as amígdalas podem vir a ficar infeccionadas em alguns momentos da vida, causando muito incômodo aos indivíduos, com isso, muitos optam por retirá-las, para prevenir o aparecimento de inflamações corriqueiras, da hiperplasia, entre outros.
Antigamente era comum retirar as amígdalas pois a sua utilidade era pouco conhecida, mas nos tempos atuais, pesquisas mostram que elas são muito importantes para a prevenção de diversas doenças e devido a isso, sua remoção só deve ser realizada em casos drásticos, tais como:
» Quando as amígdalas são muito grandes e dificultam a respiração dos indivíduos;
» Quando a pessoa tiver apneia do sono;
» Quando o tamanho das amígdalas atrapalha o indivíduo a se alimentar, dificultando o processo de deglutição;
» Quando o indivíduo tiver abscesso periamigdaliano;
» Quando o paciente apresentar infecções agudas em um número superior a 3 por ano;
» Quando os estados infecciosos das amígdalas provocam processos reumáticos ou comprometimentos cardíacos no indivíduo;
» Quando os estados infecciosos das amígdalas provocam comprometimento dos ouvidos retendo secreção na caixa do tímpano, prejudica a audição do indivíduo.
Aviso: Antes de retirar as amígdalas, consulte um bom médico para que ele faça exames períodos para assim constatar se o procedimento cirúrgico é ou não aconselhável para o seu caso.