Na antiguidade, era comum a troca de ovos adornados como presentes principalmente em períodos próximos a primavera, em celebrações ligadas a fertilidade, o coelho também já é simbolizado desses tempos, o signo de vida empregado a eles era comumente visto. Com a intenção de ampliar domínio católico pelo mundo, os clérigos abordaram também a forma de poder simpático sincretizando traços da cultura pagã ao panteão de tradições cristianas, e assim o fez com os ovos.
Com a descoberta da América, foi encontrado também um alimento sagrado para os nativos, o chocolate, que fora ressignificado pelo velho mundo tornando-se matéria prima dos ovos de Páscoa. Um chocolate saiu de um imaginário religioso para ser refigurado em outro.
Depois de saber as origens dos ovos de Páscoa chegou a hora de apreender a perpetuar esse delicioso traço cultural, então veja a seguir uma receita de ovo de Páscoa recheado com trufa de morango:
Ingredientes:
-700 g Chocolate ao leite
– 300 g Chocolate Branco
– Essência de Morango
-Creme de Leite
-Corante comestível vermelho( líquido)
– 4 formas de ovos de chocolate de meio quilo
Modo de Preparo:
Pique o Chocolate branco em seguida dissolva o em banho maria. Pegue meia colher de chá do corante e uma colher de essência tire o chocolate do fogo e adicione todos ingredientes, mexa até alcançar uma consistência uniforme. Para resfriar a mistura, use a mesma técnica utilizada para derreter só que com água gelada.
– Pegue o chocolate ao leite, pique e derreta, em seguida faça uma camada com uniforme nas formas, após isso coloque na geladeira e deixe endurecer por aproximadamente 15 min. Em seguida retire, pegue a trufa e preencha as formas deixando um espaço onde possa ser feito uma camada, leve novamente ao refrigerador por mais 15 min. Retire e insira mais uma camada de chocolate em cada forma como uma tampa. Em seguida leve a geladeira mais uma vez. Pronto, está feito sua delicia de Páscoa.
– Para finalizar desenforme e embale como achar mais bonito.