O vinho quente é uma bebida tradicional das festas juninas que acontecem em todo mês de junho em comemoração de Santos católicos que começaram a ser adorados pela população cristã ainda na Idade Média, que são São João, São Pedro e São Paulo. A festividade é comemorada no dia 24 de Junho, mas em vários lugares é possível encontrar durante todo o mês de Junho, pessoas caracterizadas, comidas e bebidas relacionadas com o tema.
A cultura dessa festa representa a simplicidade e a alegria das pessoas que moram no campo, retratam um pouco sobre a forma de como eles levam a vida, com dificuldades, tristezas mas sempre tentando conseguir vencer, sempre dando carinho as pessoas e as tratando bem.
Quentão e o vinho quente
As bebidas mais esperadas nessas festas são o quentão e o vinho quente, que se diferenciam apenas em alguns ingredientes, dependendo da forma que a pessoa goste de fazer. Muitos utilizam apenas cachaça como bebida destilada no quentão, mas algumas receitas já estão sendo modificadas para aprimorar o gosto e deixa-lo ainda mais delicioso. Outra importante consideração na diferença da preparação é o momento em que se coloca gengibre nas duas receitas, no quentão a porcentagem é bem maior, já no vinho quente ás vezes não é nem necessário colocar.
As duas bebidas são importantíssimas para as festas juninas – principalmente o quentão -, pois utilizam ingredientes que a maioria das pessoas rurais consomem para se divertir ou se aquecer do frio que faz nos meses de Junho e Julho.
Vinho quente
Ingredientes
3 xícaras de água
5 cravos da Índia
1 xícara e 1/2 de açúcar
2 paus de canela
1 garrafa de vinho tinto seco
2 maças descascadas e cortadas em tubos pequenos
1 xícara e 1/2 de suco de laranja natural
Gengibre a gosto (opcional)
Modo de preparo
1° Coloque uma panela funda no fogo, acrescente a açúcar e mexa bem até que ela doure;
2° Adicione a água, a canela e os cravos e continue mexendo;
3° Mecha bem até que o caramelizado do açúcar derreta bem na água;
4° Adicione o vinho tinto seco, o suco e a maça e deixe cozinhar;
5° Mexa os ingredientes de vez em quando;
6° Quando sentir que o caldo começa a querer ficar mais grosso, deligue o fogo;
7° Sirva sempre quente.
Rendimento: 8 porções