O Fies é o Sistema de Financiamento Estudantil que foi implantado pelo governo como forma de aumentar a demanda no ensino superior, dessa maneira o governo financia a faculdade particular do estudante e este se compromete a pagar, de forma parcelada, a faculdade ou até mesmo prestando serviços ao governo. Muitas pessoas se preocupam quanto a questão da reprovação e da perca do financiamento.
A perca do financiamento por reprovação ou dependência é possível sim, entretanto é difícil que aconteça. Segundo a portaria normativa, se constituem como impedimento da continuação do financiamento a falta de aproveitamento abaixo de 75% da matérias, por mais de 2 vezes. Significa que, caso você tenha um aproveitamento inferior a 75% (isso incluindo todas as matérias cursadas no semestre) por mais de duas vezes, na terceira você poderá perde o seu financiamento.
Vejamos um exemplo, caso você esteja matriculado em quatro matérias no seu curso, você só poderia reprovar em uma, acima disso você correria o risco de perder o financiamento e ter seu contrato encerrado. Mesmo as matérias dependentes também são financiadas pelo Fies, entretanto o valor sempre sairá do seu bolso. Vejamos outro exemplo, caso você tenha cursado 12 meses, pagará em 4 anos. 12( prazo de utilização) multiplicado por 3 no total de 36. Acréscimo de mais 12 meses pelo encerramento do contrato = 48 meses.
Por ventura pode ser considerado muito prejudicial o encerramento do contrato, sem levar em consideração as adversidades que uma pessoa possa sofrer durante o curso, entretanto no próprio contrato fica estipulado esse tipo de situação. Pense bem antes de fazer o Fies e considere a possibilidade de reprovação e do encerramento do contrato. Desta maneira você estará preparado mesmo, com as possíveis dificuldades.