O Brasil assim como muitas países da America Latina, são classificados como fabricantes de carros inseguros que poem em risco a vida de milhares de pessoas. Realmente a fabricação dos carros brasileiros está entre as mais baixas pontuações. Um carro de um modelo produzido aqui recebe uma classificação minima comparada ao mesmo modelo produzido na Europa, isso acontece devido há diversos fatores e alguns carros não apresentam nem os requezitos mínimos de segurança.
A classificação em si é feita por uma avaliação de vários requisitos que vão desde avisos de segurança até resistência de impacto. No final uma classificação de zero à cinco estralas é feito. A classificação se divide em dois tipos: segurança para adultos e segurança para crianças. A maioria dos carros brasileiros ficam entre uma a duas estrela em ambas as avaliações. Enquanto os carros europeus, por exemplo, tem uma média minima de três estrelas.
Apesar dos vários modelos com classificação baixa no ano passado, pela primeira vez na história alguns carros brasileiros atingiram cinco estrelas no quesito de segurança para adulto e atingiram quatro estrelas na segurança para crianças. Isso mostra uma crescente vontade dos fabricantes brasileiros em investir na segurança de que está no interior do veículo.
Os casos mais comuns de morte relacionados aos problemas de segurança está no impacto frontal, do tórax com o volante. Durante o impacto, devido estruturas mais frágeis, esse impacto acaba gerando danos graves aos órgãos internos.
A desculpa dos fabricantes brasileiros era que, incluir itens de segurança poderia acabar encarecendo muito os modelos. Mas isso não é uma desculpa já que os fabricantes brasileiros chegam a ter um lucro de 10% em seus modelos, acima da média mundial que é de 5%. Com as novas leis que obrigam a fabricação com freios ABS e Airbags, esperamos que essa situação mude o quanto antes.