De repente o clima começa a ficar tenso no ambiente de trabalho, você sente que alguma coisa está errada e não sabe muito bem o que fazer, principalmente quando os seus superiores começam a ter comportamentos diferenciados em relação ao seu desempenho.
Essas mudanças de atitudes geralmente indicam uma possível demissão, processo que pode ser ocasionado por vários motivos, como incompatibilidade com o chefe e demais funcionários, pouco rendimento, crises financeiras, enxugamento de quadros, fusões, reestruturações e aquisições de empresas.
Economistas revelam que a dispensa de trabalhadores vem ganhando um aumento considerável nos últimos anos, especialmente para os que atuam em segmentos que registram queda de vendas pelo aumento de juros e inflação, como o eletroeletrônico, automobilístico e de equipamentos.
Como saber se estou sob ameaças?
É muito comum que os chefes produzam sinais de que o indivíduo será demitido a curto ou médio prazo, mas nem todos conseguem percebe-los. Para se preparar e não ser pego de surpresa, o FC Notícias ditará abaixo as iniciativas mais evidentes dessa articulação, confira:
⇒ 1. Afastamento das atividades principais e reuniões.
⇒ 2. Os conflitos começam a desaparecer ou passarem por despercebidos.
⇒ 3. Os projetos apresentados que tinham relevância começam a ser deixados de lado.
⇒ 4. Reconhecimento e de tarefas e elogios repentinos ou até mesmo sem razões.
⇒ 5. Reclamação constante do desempenho, mesmo que as metas estejam sendo cumpridas dentro dos prazos;
⇒ 6. Problemas financeiros na área em que atua.
⇒ 7. Redução de atribuições dentro da empresa para o funcionário.
⇒ 8. Atribuição de tarefas com pouquíssima relevância de atuação.
⇒ 9. Anunciação de vagas na área em que atua.
⇒ 10. Cancelamento ou afastamento de cursos de qualificação, treinamentos e outros grupos que participava.
Começou a perceber as diferenças? Então comece a analisar o mercado o quanto antes para não ficar na zona do desemprego. Não saia da companhia com uma ficha manchada, quanto melhor for o currículo apresentado e as indicações, mais fácil será ser contratado por outra instituição.