O mal de Parkinson é um doença cerebral que provoca tremores e dificuldade para se caminhar, ele é mais frequente após aos 50 anos de idade e pode afetar homens e mulheres. O mal de Parkinson é uma doença que não tem cura e quase 70% dos casos de Parkinson ocorrem nas mãos, mas pode ocorrer também nas pernas ou no queixo. A fala também fica comprometida, mais lenta e mais baixa.
Causas
Em alguns casos o mal de Parkinson é transmitido hereditariamente, esse caso é comum em pessoas mais jovens, mas a causa principal do mal de Parkinson é causado pela degeneração ou perca das células nervosas, tais células responsáveis por produzir dopamina, substância que ajuda a controlar os movimentos musculares.
Sintomas
Os sintomas podem começar afetando a pessoa de maneira suave, evoluindo com o tempo e afetando varias regiões do corpo. Entre os sintomas podemos listar:
- Perca ou diminuição de movimentos automáticos
- Babar
- Constipação
- Caminhar e equilíbrio comprometidos
- Babar
- Dificuldade de deglutição
- Perca de expressão
- Dores musculares
- Movimentos reduzidos
- Perca da motricidade fina
- Músculos rígidos
- Posições inclinadas
- Tremores
- Movimentos de atrito entre os dedos
- Voz baixa e monótona
- Demência
- Depressão
- Alucinações
- Perca de memória
- Confusão
Tratamento
O tratamento é feito a base de remédios que visam retardar os efeitos do Parkinson. Depois de consultado, o médico recomendará o remédio adequado para o cada caso. Como escrevemos anteriormente, o mal de Parkinson não tem cura, mas o tratamento visa aliviar os males da doença. O tratamento cirúrgico pode ser feito em casos específicos e ajudam também a amenizar os efeitos do Parkinson.