O sono demasiado e uma forte sensação de cansaço são os principais sintomas decorrentes de uma gestação, principalmente no primeiro trimestre da gravidez, onde acontecem as principais modificações no corpo da mulher, tal como a formação da placenta.
Durante toda a gravidez, o metabolismo e as taxas hormonais se modificam de maneira muito rápida, tendo ainda a diminuição dos açúcares no sangue e a queda da pressão que contribuem ainda mais para o aparecimento, cada vez mais frequentes, desses sintomas.
O organismo de cada mulher reage de uma forma diferente durante a gravidez, fazendo com que o sono, seja, quase incontrolável em algumas e moderados em outras. O que se pode fazer durante esse período é descansar sempre que puder e procurar as maneiras mais confortáveis para dormir, já que a barriga não para de crescer.
Dicas para dormir melhor durante a gravidez
» Esculte sempre o que o seu corpo está pedindo;
» Procure se alimentar de forma saudável e opte por consumir alimentos mais leves antes de dormir;
» Deixe o ambiente da casa e do quarto bem tranquilos, aconchegantes, silenciosos e escuros, assim não terá tantas interrupções durante o sono;
» Coloque cortinas grossas no quarto para tapar a claridade;
» Consuma bananas regularmente para evitar cãibras durante o sono;
» Opte sempre por dormir sempre com 2 travesseiros, um para apoiar a cabeça e outro para ficar entre os joelhos;
» Evite o consumo de produtos com cafeína antes de dormir;
» Tente tirar pequenos cochilos sempre que puder;
» Faça de tudo para ir para a cama cedo;
» Quando a barriga começar a crescer, opte dormir virada para o lado esquerdo. Essa é uma das posições mais confortáveis para a mulher durante a gestação e ainda ajuda na oxigenação do bebê.
O primeiro trimestre é o mais difícil para controlar o sono, mas depois que ele passar sua energia voltará aos poucos. Se o seu dia for muito corrido, aproveite todos os intervalos que tiver em casa para descansar e procure dormir bem a noite. Procure não ficar o tempo todo na mesma posição, se alimente corretamente, beba bastante água ao longo do dia e tenha muita calma, pois o estresse também ajuda a desregular o metabolismo.