Cozinhar feijão é muito simples, e para acelerar o processo de cozimento, foi criada a panela de pressão, capaz de diminuir a quantidade de tempo para se preparar uma receita sem comprometer o resultado final. Por ser tratar de um grão, o feijão leva um tempo bastante representativo para que fique no ponto ideal de consumo, por isso é comumente cozido na panela de pressão.
A panela de pressão pode ser encontrada no mercado de diferentes tamanhos e design, devido as inúmeras marcas que a produzem. Em geral, o utensílio doméstico é feito em material de alumínio e formato ergonômico, mas existem inúmeras opções como as antiaderentes, panelas elétricas,em aço, pressão polida com fechamento externo, válvula de segurança repetitiva e etc. É importante optar por aquela que ofereça segurança.
Utilizada para inúmeras receitas, a panela é ideal para o cozimento do feijão. Portanto, siga o passa a passo para não errar no cozimento:
- Primeiramente deve-se escolher o feijão, retirar as possíveis sujeiras, lave-o bem, escorra e o reserve.
- Utilize um copo para medir quantidade de água de acordo com a quantidade de feijão.
- Coloque o feijão na panela de pressão e complete com água. Lembrado que a água deverá ficar pelo menos 2 dedos abaixo da tampa da panela.
- Coloque o feijão para cozinhar em fogo alto e quando a panela começar pegar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhando por cerca de 30 minutos.
- Passado esse período, desligue o fogo e deixe a panela perder toda a pressão e somente depois pode retirar sua tampa.
- Verifique o estado do feijão, e se precisar adicione um pouco mais de água, misture e coloque para cozinhar novamente, por aproximadamente 10 minutos.
Se a pessoa preferir pode temperar o feijão ao mesmo tempo que for cozinhá-lo. Para isso é preciso acrescentar alguns ingredientes, como tempero alho e sal, cebola, e até mesmo folhas de louro ou pimenta do reino, tabletes de sabor e etc. Mas, é preciso se atentar quanto a quantidade e a forma de armazenamento, pois o feijão temperado vence muito mais facilmente do que o não temperado.
Dica: Para manter a durabilidade do feijão cozido pode-se distribuí-lo em porções armazenando em pequenos recipientes e colocar para congelar no freezer.