A tosse é considerada como um dos principais sintomas de algum problema que está acontecendo no sistema respiratório, sendo ainda uma das queixas mais frequentes dos pais em relação aos seus bebês nos consultórios pediátricos.
Elas normalmente são causadas por patologias respiratórias que produzem muito muco no organismo, principalmente nas vias nasais, podendo ser elas:
- Infecção viral;
- Resfriado;
- Asma;
- Bronquiolite;
- Alergias;
- Má formação congênita;
- Aspiração;
- Irritantes ambientais;
- Refluxo gastro-esofágico;
- Fibrose cística;
- Imunodeficiência;
- Entre outros.
Muitos médicos consideram que a tosse funciona como um mecanismo de defesa para o organismo e os pulmões dos indivíduos, impedindo assim a inalação de corpos estranhos, substâncias nocivas, além de facilitar a eliminação das secreções que ficam acumuladas no tato respiratório.
A tosse pode ainda se dividir em graus de periculosidade, veja:
• Aguda: ocasionada por infecções do trato respiratório por um período de 2 semanas e costuma se curar sozinha;
• Subaguda: dura entre 2 à 4 semanas e costuma ser causada por infecções virais;
• Crônica: persiste no organismo pode cerca de 3 à 6 semanas. Suas causas devem ser investigadas mais detalhadamente pois costuma ser mais grave.
Dica: Nem em todos os casos a tosse significa uma doença, mas caso ela esteja acontecendo frequentemente é indicado que o seu bebê realize algumas consultas com um pediatra.
Tratamento
O tratamento do bebê irá variar de acordo com o grau da sua tosse e da sua etiologia. Em alguns casos a criança não irá precisar tomar e nem utilizar nenhum medicamento, em outros a hidratação oral, fisioterapia respiratória e a inaloterapia poderão ajudar a amenizar o quadro.
Nos casos em que a tosse persistir por mais de 2 semanas, havendo o aparecimento de eliminação de sangue junto ao muco, é indicado que um médico seja procurado imediatamente.
Observação: Não medique o seu bebê, em alguns casos isso pode ser fatal. Portanto, só ministre remédios á ele caso haja uma recomendação médica.
Dicas para aliviar a tosse em bebês
• Mantenha o seu quarto sempre bem arejado e limpo;
• Evite deixar o bebê em ambientes que tenham fumantes;
• Vaporizadores ou o vapor da água do banho ajuda a descongestionar as vias nasais;
• Fazer nebulizações somente com soro fisiológico pode ajudar a descongestionar as vias nasais e a expectorar as secreções respiratórias.