A vegetação não só do Rio de Janeiro, mas de todos os Estados brasileiros tinham uma vegetação muito rica, mas com o passar dos anos ela vem diminuindo rapidamente.
A maior parte da vegetação do Rio sempre foi a floresta tropical, que abrange a parte interna do Estado, a parte externa é composta pela floresta Atlântica e pelos mangues.
A vegetação ajuda a controlar a saída e entrada de energia no planeta, além de ser responsável pela circulação de elementos químicos, extremamente importantes para a vida terrestre – como o carbono, nitrogênio, hidrogênio e o oxigênio.
Podemos encontrar ainda as florestas Ombrófilas, que abrangem todas as praias, manguezais e restingas.
Suas características são de vegetação alta e baixa dependendo do lugar, porem essa vegetação costeira vem perdendo rapidamente grande parte de sua riqueza.
Os principais motivos para a degradação da vegetação são:
* Desmatamento;
* Poluição;
* Contaminação e erosão do solo;
* Poluição do ar atmosférico;
* A expansão urbana e a grande concentração de cidades próximas as encostas de rios, lagos e mares.
A vegetação é sempre mais rica quando está distante de poluições e quando está bem próxima da água, recebendo luz solar e calor, ajudando ainda para que o solo fique ainda mais favorável para sua reprodução.
Curiosidade
A maioria da extração de alimentos e remédios por povos ribeirinhos, são da vegetação. Eles conseguem sobreviver e levar uma vida muito mais saudável do que as populações que convivem com a poluição todos os dias. Da floresta eles conseguem retirar seu sustento, seu alimento e sua fonte de vida.