O cálcio é um mineral importantíssimo para a saúde. Graças a ele, muitas pessoas – principalmente mulheres e idosos – conseguem se prevenir de várias doenças que atingem o corpo e degradam a saúde com o passar do tempo. Mesmo com a produção do mesmo no corpo, ele deve ser consumido em doses diárias para ajudar na sua reprodução.
Com o decorrer do tempo, a ingestão desse mineral deve ser feita em dose correta, diariamente, para que a pessoa não contraia nenhum tipo de doença com o passar do tempo e nem com a chegada da idade adulta.
Dose correta de ingestão de cálcio
* Criança: de 800 á 1.200 miligramas;
* Adolescente: de 1.200 á 1.500 miligramas;
* Adultos: dose igual ou maior que 1.000 miligramas;
* Pessoas acima de 50 anos: de 1.000 á 1.500 miligramas.
Além de ajudar a aumentar a imunidade, o cálcio é o principal elemento para a boa preservação da saúde dos ossos. Sem a sua presença, muitas doenças são contraídas, sendo a principal delas a osteoporose, uma vez que essa doença entre em contato com o corpo humano, ela não consegue ser curada, apenas tratada. As fraturas e a perca dos movimentos são os principais fatores que afetam o corpo humano.
Alimentos ricos em cálcio
- * Leite;
- * Iogurte;
- * Requeijão;
- * Leite condensado;
- * Queijo;
- * Couve;
- * Brócolis;
- * Mostarda;
- * Sardinha;
- * Feijão;
- * Espinafre;
- * Figo;
- * Laranja;
- * Cana de açúcar;
- * Amêndoas;
- * Gergelim;
- * Salsa;
- * Rúcula;
- * Linhaça;
- * Soja;
- * Manjericão;
- * Grão de bico;
- * Carne de Caranguejo;
- * Salmão;
- * Coalhada.
Além de ser importantíssimo para a saúde dos ossos, o cálcio proporciona benefícios para os dentes, ajuda evitar a coagulação sanguínea, proporciona uma grande melhora na contração dos muculos e é um ótimo componente para a melhor ação dos nervos.